A Universidade Estadual do Rio de Janeiro reaplicou no domingo, 07 de abril, as provas do concurso público (Concurso UERJ 2018) para o preenchimento de 120 vagas no cargo de Técnico em Enfermagem. Os resultados das provas já podem ser consultados!
Veja o resultado – Clique aqui
Para concorrer a uma das vagas no concurso de Técnico em Enfermagem da UERJ, o candidato deverá ter ensino médio e curso técnico em enfermagem com registro no COREN. O salário será de R$ 3.150,00, por jornada de trabalho de 30 horas semanais. O edital foi divulgado com 90 vagas para ampla concorrência, 06 para pessoas com deficiência e 24 para negros/índios.
O Técnico em Enfermagem vai atuar nas áreas Hospitalar, Ambulatorial e Central de Materiais e Esterilizações. Confira abaixo as descrições sucintas e atribuições do profissional.
Descrição Sucinta: Presta assistência de enfermagem de forma segura, humanizada e individualizada aos clientes, baseada na sistematização da assistência de enfermagem, sob a supervisão do enfermeiro e definida pela área de atuação. Participa da programação da assistência de enfermagem e executa ações assistenciais de enfermagem, exceto as privativas do Enfermeiro.
Atividades do Perfil: a) Executar cuidados de enfermagem, de acordo com as ações prescritivas do Enfermeiro; b) Participar de atividades de educação em saúde direcionadas ao cliente e sua família; c) Controlar sinais vitais dos clientes; d) Fazer curativos simples; e) Realizar ou auxiliar na higiene do cliente, de acordo com o nível de complexidade da assistência requerida; f) Atender ao cliente nas suas necessidades fisiológicas; g) Preparar e administrar medicamentos prescritos; h) Executar tratamentos diversos, tais como: lavagens, aspirações, nebulizações e outros; i) Preparar clientes para consultas e exames; j) Colher materiais para a realização de exames; k) Auxiliar em procedimentos, exames e intervenções clínicas; l) Realizar diretamente ou sob supervisão, exames específicos, após a devida capacitação; m) Executar cuidados “post-mortem”; n) Registrar os cuidados de enfermagem executados, as observações e, as intercorrências do cliente; o) Manusear equipamentos hospitalares; p) Realizar atividades de assistência ao trabalhador de enfermagem; q) Realizar as atividades de recepção, conferência, limpeza e esterilização de artigos médicohospitalares na Central de Material e Esterilizações (CME) do hospital; r) Instrumentalizar cirurgias, caso seja detentor de certificado de especialização em instrumentação cirúrgica; s) Auxiliar no controle e zelar pelos materiais e bens patrimoniais; t) Realizar o transporte de clientes em ambiente interno aos serviços de saúde, segundo a resolução COFEN 376/2010, de acordo com o nível de complexidade da assistência requerida; u) Realizar as atividades, segundo as boas práticas, normas e procedimentos de biossegurança; v) Executar outras atividades correlatas às acima expostas, de igual nível de complexidade.
Os candidatos convocados deverão comprovar os requisitos listados abaixo:
As inscrições do concurso UERJ 2018 – Técnico em Enfermagem puderam ser feitas entre 14 horas do dia 10 de setembro e 23 horas e 59 minutos do dia 24 de outubro de 2018, no site oficial da organizadora (www.cepuerj.uerj.br). A taxa de inscrição custou R$100,00.
Procedimentos de inscrição do concurso de Técnico em Enfermagem da UERJ 2018.
O concurso UERJ 2018 contará com as seguintes etapas: a) Prova Objetiva; b) Exame Médico Admissional; e c) Entrega da documentação exigida para nomeação.
As provas objetivas serão aplicadas no dia 07 de abril de 2019, em locais e horários que serão divulgados no dia 28 de março. A Prova Objetiva será realizada no Município do Rio de Janeiro, no horário a ser definido no CCI, e terá duração de 04 (quatro) horas. A avaliação contará com questões de Língua Portuguesa (10), Políticas de Saúde (15) e Conhecimentos Específicos (45).
A prova objetiva será de caráter eliminatório e classificatório, sendo composta de 70 (setenta) questões objetivas, formuladas de acordo com o conteúdo programático. A avaliação constará cada uma das questões de 04 (quatro) opções de resposta e 01 (uma) única resposta correta. A prova totalizará 130 (cento e trinta) pontos.
Língua Portuguesa: Compreensão textual. Gêneros textuais. Modos discursivos. Tipos de linguagens. Hipônimos e Hiperônimos. Elementos da Comunicação. Função da Comunicação. Sinônimos e Antônimos. Conceito de frase, de oração e de período. Morfologia: acentuação; elementos mórficos; processos de formação de palavras; classes gramaticais; palavras denotativas. Sintaxe: funções sintáticas; relações sintáticas nos períodos; orações coordenadas; orações subordinadas; concordância verbal; concordância nominal; regência; crase; colocação pronominal. Figuras de linguagem. Semântica: valor semântico dos conectivos; valor semântico das preposições; significado das palavras.
Políticas Públicas: Sistema Único de Saúde – SUS. Princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde. Legislação do SUS. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988; Lei Orgânica da Saúde. Pactos pela saúde. Política Nacional de Humanização (PNH). Ações de promoção, proteção e recuperação da Saúde. Atenção Básica.
Conhecimentos Específicos
Fundamentos de Enfermagem: Semiologia e Semiotécnica: atuação do técnico de enfermagem nos diversos procedimentos de assistência ao paciente/cliente. Processo de comunicação e relação profissional-paciente. Assistência de enfermagem ao paciente visando atender as necessidades de: conforto, segurança e bem-estar, higiene e segurança ambiental. Assistência do técnico de enfermagem ao paciente visando atender as necessidades terapêuticas. Registro de enfermagem. Prevenção e controle de infecções. Administração de Medicamentos. Normas de biossegurança em enfermagem. Processo do trabalho em enfermagem.
Ética e Legislação em Enfermagem: A Ética aplicada à Enfermagem; Código de Ética profissional em Enfermagem; Lei do Exercício Profissional em Enfermagem; o Direito e o cuidado à saúde nas diferentes fases de vida da mulher, da criança, do adolescente, adulto e idoso; direito à saúde no ambiente de trabalho.
Enfermagem na Saúde da Criança e do Adolescente: Assistência à Saúde da Criança e Adolescente nas diferentes fases da vida. Prevenção de agravos fisiológicos e sociais. Situações de violências. Acompanhamento do Processo de Crescimento e Desenvolvimento. Cuidados de enfermagem à Saúde da Criança (recém nascido, lactente, pré-escolar e escolar) e Adolescente. Intervenções de Enfermagem à clientela nas unidades de internação e ambulatorial.
Enfermagem na Saúde da Mulher nas Diferentes Fases da Vida: Abordagem Ambulatorial e Hospitalar: Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher. Saúde sexual e saúde reprodutiva. Pré-natal, parto e puerpério. Aleitamento Materno. Controle dos cânceres do colo do útero e da mama. Atuação do técnico de enfermagem na assistência à gestante/puérpera sadia e portadora de patologias diversas e na assistência imediata ao recém-nato.
Enfermagem no Centro Cirúrgico e na Recuperação Anestésica: Atuação do técnico de enfermagem no período perioperatório. Circulação de sala cirúrgica. Fundamentos da instrumentação cirúrgica. Cuidados de enfermagem ao paciente na fase de recuperação anestésica. Prevenção da infecção do sítio cirúrgico. Cirurgia Segura.
Enfermagem na Unidade de Central de Material e Esterilização: Processamento de produtos para a saúde. Atuação do técnico de enfermagem na unidade de Centro de Material e Esterilização.
Enfermagem Médico – Cirúrgica – Abordagem Ambulatorial e Hospitalar: Atuação do técnico de enfermagem na assistência aos pacientes com alterações dos sistemas digestivo, cardiovascular, respiratório, renal, geniturinário, endócrino, ortopédico, hematológico e doenças transmissíveis. Atuação do técnico de enfermagem à pessoa em situação cirúrgica nos períodos pré e pós-operatórios, bem como nas complicações cirúrgica. Atuação do técnico de enfermagem na assistência ao paciente em situação de alta complexidade: terapias intensiva e semi-intensiva. Reanimação cardio-pulmonar. Manejo de drogas vasoativas. Assistência do técnico de enfermagem em oncologia.
Enfermagem em Saúde Coletiva: Vigilância Epidemiológica: determinantes no processo saúde-doença; perfil epidemiológico brasileiro; indicadores de saúde; doenças imunopreveníveis. Programa Nacional de Imunização. Participação do técnico de enfermagem nos programas especiais de saúde pública; controle de doenças transmissíveis, doenças não transmissíveis e doenças sexualmente transmissíveis.
Enfermagem – Saúde mental: Atuação do técnico de enfermagem diante de pacientes que demandam cuidado em saúde mental.
Enfermagem nas situações de Urgência e Emergência: Atuação do técnico de enfermagem em situações de: choques, parada cardio-respiratória, edema agudo de pulmão, crise convulsiva, hemorragias e crise hipertensiva.
O Hospital Universitário Pedro Ernesto foi inaugurado no ano de 1950, sendo parte da rede hospitalar da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Em 1962, tornou-se hospital-escola da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado da Guanabara (UEG), atual Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). No ano de 1965, foi incorporado à UEG como Hospital das Clínicas. Até aquele momento, suas atividades privilegiavam exclusivamente as questões acadêmicas de ensino e pesquisa, com o acompanhamento e estudo de raridades clínicas e doenças em estágio final de evolução. Em 1975, sofre uma mudança radical, tornando-se um hospital de atendimento geral, em decorrência do convênio firmado com o Ministério da Educação e Previdência Social (Convênio MEC-MPAS), adequando-se às necessidades da população mais carente. Devido à qualidade dos profissionais que possui e aos meios sofisticados de diagnóstico e tratamento que são oferecidos, houve um progressivo aumento na procura pelo atendimento oferecido pelo HUPE, transformando-o em um dos maiores complexos docentes-assistenciais na área da saúde, sendo hoje, referência numa série de especialidades e importante núcleo nacional de formação de profissionais na área médica.
São 44 mil m2 de área construída, onde funcionam 525 leitos e mais de 60 especialidades e subespecialidades. Tecnologia sofisticada abrange a Cirurgia Cardíaca, Transplante Renal e Transplante de Coração, além dos atendimentos ambulatoriais de referência em diversas áreas da saúde.
Criada em 1950, tem como fins precípuos a execução do ensino superior, da pesquisa e da extensão, a formação de profissionais de nível superior, a prestação de serviços à comunidade e a contribuição à evolução das ciências, letras e artes e ao desenvolvimento econômico e social. A UERJ possui uma gama de cursos de graduação, pós-graduação e extensão em diversas áreas do conhecimento para a formação profissional, cultural e científica de aproximadamente 23 mil alunos, distribuídos por 30 unidades acadêmicas, abrangendo as cidades do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Nova Friburgo, Resende, São Gonçalo, Teresópolis e Ilha Grande no município de Angra dos Reis.
As Faculdades e Institutos encontram-se vinculados a quatro Centros Setoriais: Biomédico; Ciências Sociais; Educação e Humanidades; e Tecnologia e Ciências. Na estrutura funcional, além das unidades acadêmicas e administrativas, encontramos a Policlínica Piquet Carneiro, e o Hospital Universitário Pedro Ernesto, onde estão inseridos o Núcleo Perinatal e o Centro Universitário de Controle de Câncer.