A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul vai abrir um novo edital de concurso público (Concurso UEMS 2019) para cargos da área administrativo. Em publicação no Diário Oficial, o reitor da instituição, Fábio Edir, nomeou a comissão organizadora do certame. A instituição conta com 15 unidades universitárias no estado e dez polos de educação a distância.
Os quatro profissionais que vão compor a comissão vão organizar, coordenar e supervisionar o certame. Segundo o documento, o edital de concurso vai contar com vagas para os cargos de assistente técnico de nível médio e técnico de nível superior. As contratações serão feitas sob regime estatutário, que prevê estabilidade empregatícia.
O grupo de trabalho formado deve realizar um levantamento de vagas que serão abertas e, posteriormente, elaborar o projeto básido concurso, documento que traz as principais informações sobre o concurso (vagas, cargos, taxa de inscrição, etapas, conteúdo programático, etc).
Após o projeto pronto, o documento é utilizado para escolha da banca organizadora. As interessadas recebem o documento para que possam calcular seus preços e efetivar uma proposta ara coordenação do certame.
O último edital de concurso da área administrativa da UEMS foi divulgado em 2017. Na ocasião, o certame abriu nada menos que 57 vagas em cargos de níveis médio e superior. Desse total, 33 foram para cargos de nível médio, distribuídas entre os cargos de assistente administrativo (24 vagas), auxiliar de laboratório de Biologia e de Química (06 vagas), designer gráfico-arte finalista (01 vaga) e técnico em Agropecuária (02 vagas).
Para nível superior, o edital trouxe oportunidades para os cargos de administrador de redes (01 vaga), analista de sistemas (01 vaga), contador (01 vaga) e técnico administrativo (21 vagas). As vagas estavam distribuídas entre as unidades da UEMS. O salário inicial chegou a R$2.246,88, por jornada de trabalho de 40 horas semanais. A Fundação de Apoio à Pesquisa de Apoio à Pesquisa do Ensino e à Cultura de Mato Grosso do Sul (FAPEMS) teve a responsabilidade do certame.
Os inscritos no concurso foram avaliados por provas objetivas de Língua Portuguesa, Matemática, Legislação, Informática e Conhecimentos Específicos. Além disso, o concurso teve prova de títulos. A validade do certame foi de 12 meses, com possibilidade de prorrogação por igual período.