O concurso TST (Tribunal Superior do Trabalho) é um dos mais esperados pelos concurseiros. Após movimentações, há muita especulação sobre quando vai ser liberado o edital.
O certame será unificado com vagas para magistratura. Vale lembrar que a banca já foi oficialmente contratada, isso aumenta as chances e diminui a possibilidade de demora na liberação do edital.
A assinatura aconteceu dia 10, porém, foi na última quarta, 16, que foi liberado o extrato de contrato. Apesar do avanço ainda não sabe quando o edital será liberado, porém, o documento pode ser liberado a qualquer momento, já que os trâmites burocráticos já foram finalizados.
O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do CSJT, ministro Lelio Bentes Corrêa falou sobre a importância do órgão: “A Justiça do Trabalho é o ramo do Poder Judiciário que mais concilia. Cerca de 40% dos processos são solucionados por meio da conciliação. Isso requer dos magistrados habilidade para essa característica que está no DNA da Justiça Trabalhista, que é a mediação“.
Vale lembrar que três bancas forma convidadas para comandar o concurso TST, além da FGV, FCC e Cebraspe. Segundo o diretor-adjunto da fundação, Carlos Augusto Costa: “Para a FGV, é uma honra contribuir com a seleção dos magistrados do trabalho, pois essa é uma área de extrema importância para o Brasil. A pandemia trouxe muitas mudanças, e o concurso que faremos tem que refletir essa mudança no mundo pós-pandemia“.
O último edital na modalidade unificada foi liberado em 2017 e teve a Enamat como empresa organizadora. Ao todo foram 165 vagas ofertadas e remunerações de R$27.500,17. Os candidatos foram submetidos às seguintes fases:
Os candidatos do concurso TST tiveram 5 horas para responder 100 questões da prova objetiva seletiva.