O concurso TRT GO tem dias contados! O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª região, o desembargador Daniel Viana Junior, declarou no último dia 23 de agosto, em sessão que o edital está previsto de ser liberado em outubro. Com isso, tudo indica que os trâmites devem avançar.
Porém, entende-se que a expectativa de cronograma deva ser respeitada, já que existem outros processos burocráticos que antecedem o edital, como por exemplo, realizar a escolha da banca. Além disso, Viana Junior ainda falou que pretende prover alguns cargos antes da publicação do edital, já que, após o lançamento, não conseguirá mais receber reforços até a homologação do concurso.
O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) autorizou o provimento de 21 cargos, informou o presidente do TRT GO. Estes cargos serão redistribuídos e remanejados para outros órgãos, inclusive, levando em conta os aprovados do TRT1. Toda essa mudança precisa acontecer antes da liberação do edital.
Apesar de existir muita ansiedade por parte dos concurseiros, sabe-se que o edital não vai demorar de ser liberado. Inicialmente, houve confirmação do CSJT para a realização do certame. Em seguida, foi aprovado pelo pleno, contando com duas permissões para que de fato o exame saia do papel. Este procedimento foi realizado em junho.
Ainda em junho, houve a formação da comissão e de um subcomitê, o que tudo indica que os trâmites serão agilizados o quanto antes. Os próximos passos serão anunciar a banca que será responsável pelo concurso TRT GO , realizar a assinatura do contrato e o edital vai poder ser liberado em seguida.
O certame é esperado desde 2018, e apesar de ter o aval, não conseguiu evoluir. Na época, a lista de cargos anunciados com a quantidade de vagas foram:
O último certame aconteceu em 2013 e na época ofertadas 10 vagas. Destas 10, foram divididas entre sete para técnico judiciário, de nível médio, e três para analista judiciário, de nível superior. Ainda constavam oportunidades para formação de cadastro de reserva em ambos os níveis. O certame contou com duas etapas: objetiva e discursiva. O cargo de técnico para área de segurança, além das fases citadas, houve a cobrança do Teste de Aptidão Física.