Muito esperado, tudo indica que o concurso TRE Unificado será liberado ainda esta semana, mais precisamente até esta quinta, 28 de março.
Veja mais.
Até a próxima quinta-feira, 28 de março, é possível que o edital do tão aguardado concurso TREs Unificado (Tribunal Regional Eleitoral) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) seja publicado.
Isso se deve ao encerramento do prazo de três meses desde a assinatura do contrato com a banca organizadora, o Cebraspe, que acontecerá nessa data. Apesar disso, o documento está em fase final de ajustes, conforme anunciado anteriormente pelo próprio TSE.
O TSE tem a intenção de oferecer um total de 520 vagas, conforme determinado pela portaria TSE 89, de 14 de fevereiro. No entanto, segundo essa portaria, até 458 dessas vagas podem ser preenchidas ainda em 2014, e correspondem a cargos vagos surgidos até 31 de março de 2023.
As vagas estão distribuídas da seguinte maneira:
No Congresso Nacional, está em tramitação o projeto de lei 4/2024, cujo objetivo é criar 549 vagas no TSE. Dessas, 474 seriam para preenchimento efetivo por meio de concurso público, enquanto as outras 75 seriam destinadas a cargos comissionados. Assim, os tribunais teriam a possibilidade de preencher as oportunidades durante o prazo de validade do certame.
Para concorrer aos cargos de técnico e analista, é necessário possuir formação de nível superior. As remunerações atuais são de R$ 8.046,84 para técnicos e R$ 13.202,62 para analistas.
As oportunidades para técnicos seriam nas seguintes áreas:
Enquanto para os analistas, as oportunidades seriam nas áreas:
Na seleção, será aplicada uma política de reserva de vagas, conforme estabelecido:
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é a instância máxima da Justiça Eleitoral no Brasil, incumbido de garantir a lisura e transparência em todo o processo eleitoral do país, abrangendo desde as eleições federais até as municipais.
Composto por sete ministros, sua formação inclui três provenientes do Supremo Tribunal Federal (STF), dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois membros da advocacia, indicados pelo presidente da República a partir de uma lista tríplice elaborada pelo STF.
Suas atribuições abrangem a regulamentação das eleições, o julgamento de recursos e a fiscalização da propaganda eleitoral. O TSE desempenha um papel crucial na consolidação da democracia no Brasil, assegurando a integridade e a imparcialidade dos pleitos eleitorais.
O concurso unificado é uma estratégia que visa simplificar o processo de seleção de candidatos para diversos órgãos públicos ao consolidar tudo em um único certame. Isso significa que, ao invés de cada órgão realizar seu próprio concurso, eles se unem para realizar apenas um, facilitando tanto para os candidatos quanto para a administração pública.
No caso específico do concurso TREs Unificado, mencionado anteriormente, trata-se da união dos concursos para os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), que são responsáveis por organizar as eleições em nível estadual. Essa união permite que os candidatos possam concorrer a vagas em diferentes TREs através de um único processo seletivo, o que torna mais simples e econômico participar do certame e aumenta as chances de conseguir uma vaga no serviço público.
O concurso unificado traz vantagens tanto para os candidatos quanto para os órgãos envolvidos. Para os candidatos, significa menos burocracia e custos na inscrição e participação em múltiplos concursos. Já para os órgãos, isso permite uma gestão mais eficiente de recursos humanos e padronização dos critérios de seleção.