O novo concurso TRE CE deve contar com o cargo de Polícia Judiciária Eleitoral, os esclarecimentos são do presidente do órgão, desembargador Raimundo Nonato Santos, durante cerimônia, na última sexta-feira, 02 de junho.
Ainda não se sabe sobre o quantitativo de vagas, entretanto, deve-se lembrar que o novo certame e demais contratações serão realizadas por meio da seleção unificada.
Raimundo ainda destacou que os servidores lotados em municípios do interior do estado serão remanejados para a capital, e as novas vagas serão para provimento nas comarcas municipais.
O concurso unificado deve liberar o edital em agosto e o TRE CE já confirmou participação no edital coletivo. Sobre os salários, atualmente, um ocupante do cargo de Técnico recebe, inicialmente, o salário de R$ 8.046,84. Já os Analistas, possuem salário inicial no valor de R$ 13.202,62.
O último edital foi liberado em 2011 e teve a FCC como banca organizadora. Ao todo foram 44 vagas divididas entre estes cargos:
Sobre as provas objetivas, a duração foi de 04 horas e um total de 60 questões, sendo, por exemplo (20 de conhecimentos gerais e 40 questões de conhecimentos específicos) e foram aplicadas para mais de 37 mil inscritos.
O concurso TSE unificado ( Tribunal Superior Eleitoral) segue sendo um dos mais aguardados até o momento. Vale lembrar que por se tratar de um edital unificado, o certame é destinado também aos tribunais regionais.
Isto é, os órgãos regionais, de forma prévia, manifestam interesse em participar do edital. As vagas serão redireciondas conforme necessidade.
Outra função do edital unificado é reduzir os custos para operacionalizar o concurso público. Todo o orçamento fica concentrado no TSE, que promove a escolha da banca organizadora e traz a previsão de nomeações.
As remunerações dependem de cada cargo. Além disso, os valores tendem a aumentar de acordo com progressão de carreira. Veja a seguir:
Vale lembrar que além dos valores acima, os servidores aprovados terão direito ao:
Vale lembrar que o regime de contratação será estatutário e garante estabilidade ao servidor, sendo o concurso público uma das principais alternativas para entrar no mercado de trabalho.
De acordo com a LOA – Lei Orçamentária Anual- espera-se que sejam liberadas 515 vagas, divididas entre o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).
São 505 vagas para provimento em cargos já existentes e a criação de 10 novas vagas entre os cargos de técnico e analista judiciário.
As provas poderão ser realizadas na cidade que o candidato reside, podendo concorrer para vagas em outros estados de sua escolha. Sobre as nomeações, estão previstas para o ano de 2024.
O concurso TSE Brasil ( Tribunal Superior Eleitoral) pode acontecer a qualquer momento. Mediante expectativas, todas as informações envolvendo o certame deverão ser esclarecidas o quanto antes.
O diretor-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Rui Moreira, afirmou que há orçamento alocado para realização da seleção.
Sobre o concurso, contou que existe uma possível banca para organização da seleção e aplicação das provas. A empresa será responsável por receber as inscrições, assim como viabilizar as etapas do certame.
Vale pontuar que Moreira não informou os possíveis nomes, contudo, esclareceu que a banca escolhida para conduzir o certame de 2006 foi a Cebraspe.
As informações foram passadas pelo diretor-geral do TSE durante o 80º encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais, realizado nos dias 23 e 24 de fevereiro, em São Luís, no Maranhão.
Porém, como serão as provas?
As provas contarão com conteúdos gerais e específicos, as informações são da Resolução 23.391. Contudo, entre os demais conteúdos, quatro assuntos estarão em sua prova e poderão ser um dos mais cobrados. São eles:
Vale lembrar que é possível que as provas também cobrem etapa discursiva. Neste caso, o candidato pode se deparar com um tema atual e poderão versar sobre tema relacionado à área de atividade ou à especialidade do cargo.
A prova de títulos pode ser uma das etapas obrigatórias do certame. Já a fase de aptidão física deverá ser cobrada nos seguintes cargos: Técnico Judiciário, Área Administrativa, Especialidade Segurança.