Saiu o resultado definitivo da prova discursiva do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ MG). A lista dos candidatos habilitados nesta etapa pode ser consultada neste link ou diretamente pelo site da banca, o IBFC.
Ao todo, mais de 110 mil candidatos se inscreverem no certame. Para o cargo de oficial judiciário foram 62.831 inscritos, enquanto para o cargo de analista judiciário foram recebidas quase 48 mil inscrições.
O concurso TJ MG ofereceu oportunidades para os cargos de oficial judiciário e analista judiciário em diversas especialidades, tanto a nível médio e técnico, quanto superior.
Todas as vagas são para preencher o quadro efetivo do órgão, algumas, no entanto, são para contratação imediata, enquanto outras são para formação de cadastro reserva.
O desembargador Gilson Soares Lemes, presidente do TJMG, segunda maior corte do país, ressaltou a importância do concurso público para o judiciário.
“O trabalho do servidor é fundamental para o sucesso da Instituição no atingimento de sua missão e na propagação de seus valores, sendo de suma importância sua valorização. Agradeço o empenho e a dedicação de todo o corpo funcional deste Tribunal de Justiça”.
As vagas foram divididas nas seguintes especialidades:
Cargos de Oficial Judiciário – Nível médio e técnico
Cargos de Analista Judiciário – Nível superior
As vagas destinam-se a diversas cidades mineiras, entre elas:
Entre outras cidades que podem ser consultadas na íntegra no edital.
Os salários oferecidos para o TJMG é de R$ 3.264,98 para os cargos de Oficial Judiciário e R$ 5.113,09 para os cargos de analista judiciário.
Para concorrer a uma das vagas, o candidato precisou comprovar a escolaridade exigida para o cargo, além de ser maior de idade, brasileiro e estar em dia com a justiça eleitoral.
Do total de vagas disponibilizadas para o TJMG, 10% delas são destinadas aos candidatos com deficiência e outras 20% são oferecidas aos candidatos que se autodeclararem como negros e pardos no momento da inscrição.
O concurso do TJ MG foi realizado em duas etapas de caráter eliminatório e classificatório: prova objetiva, comum a todos os cargos, e prova discursiva, apenas para os cargos de nível superior.
A prova objetiva foi aplicada no dia 04 de dezembro de 2022 nas cidades de Belo Horizonte, Betim, Contagem, Diamantina, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Uberlândia e Varginha.
Para maiores informações sobre o concurso público do TJ MG, acesse o edital a seguir e faça a leitura na íntegra.