O concurso TJ CE ( Tribunal de Justiça do Ceará) pode ter edital para juiz liberado em breve. Isso porque, a desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, presidente do órgão deu detalhes sobre prazo.
O anúncio foi realizado na última segunda-feira, 16 de janeiro. De acordo com informações, o edital vai ser divulgado ainda este ano, até o fim de 2023.
Sobre o assunto, a desembargadora disse: “Com certeza, ainda este ano, teremos inscrições para concurso da magistratura. […] Quem estiver hoje buscando integrar a família do Poder Judiciário pode continuar estudando, porque em breve teremos inscrições para este concurso, que é tão esperado”.
Com a decisão, os trâmites deverão ser iniciados o quanto antes. Para isso, uma comissão será formada. O grupo vai ser responsável por cuidar do andamento da seleção, assim como escolher a banca organizadora.
Apesar de ainda não ter sido divulgado o quantitativo de vagas, de acordo com o Portal da Transparência há 66 cargos vagos para juiz substituto.
Os requisitos para a carreira são: bacharelado em Direito e três anos de atividade jurídica exercida após a obtenção do grau de bacharel em Direito. Os aprovados terão ganho inicial de R$30.404,42.
O último concurso foi anunciado em 2018. Na ocasião, foram ofertadas 50 vagas, do total, 38 vagas para ampla concorrência. As etapas exigidas para o certame foram:
Os candidatos do concurso TJ CE foram avaliados por meio de 100 questões, na fase objetiva, da seguinte forma:
Bloco I – 30 questões: Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito do Consumidor e Direito da Criança e do Adolescente
Bloco II – 40 questões: Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Constitucional e Direito Eleitoral
Bloco III – 30 questões: Direito Empresarial, Direito Tributário, Direito Ambiental, Direito Administrativo e Organização Judiciária do Estado do Ceará