O concurso TJ BA ( Tribunal de Justiça da Bahia) pode ser liberado em breve. Os esclarecimentos foram divulgados por meio do sindicato do órgão, na quarta-feira, 11 de Janeiro.
Vale lembrar que a reunião com o secretário-geral da Presidência do TJBA, Franco Bahia, o sindicato foi informado de que o processo de contratação da banca está sendo finalizado. Após assinatura do contrato, o edital está livre para ser publicado.
O presidente do sindicato ainda afirmou que o edital deve sair ainda no primeiro semestre de 2023, até março. É importante destacar também que o regulamento do novo certame foi divulgado, no qual constam informações cruciais sobre a seleção, principalmente, no que se refere às inscrições e prazo de validade.
De acordo com o documento, o prazo de validade do certame será de 2 anos, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.
Por sua vez, o cronograma de execução da seleção respeitará o período de 30 dias para realização das inscrições e de, no mínimo, 45 dias entre a publicação do edital e a realização das provas objetivas.
Segundo o último levantamento disponibilizado pelo Portal da Transparência do TJ BA, o órgão não possui cargos vagos no quadro de servidores.
Contudo, levando em conta os dados da Associação de Oficiais de Justiça Avaliadores da Bahia (AOJUS-BA), no qual houve cobrança do edital em março do ano passado, são 892 cargos vagos para Oficial de Justiça.
Os servidores do TJ BA tem ganhos a depender da função designada e escolaridade. O Portal da Transparência apresenta os seguintes dados:
Analista Judiciário:
Técnico Judiciário:
Além dos ganhos informados acima, os servidores também tem direito ao auxílio alimentação no valor referente a R$ 1.100,00 e auxílio transporte.
Os requisitos também dependem de cada carreira. Sendo eles:
O último certame foi anunciado em 2014 e realizado no ano posterior. A FGV foi a banca contratada para comandar a seleção.
Na ocasião, foram ofertadas 200 vagas para nível médio e superior. Ao todo, o certame recebeu mais de 134 mil inscrições. Os conteúdos presentes nas provas foram:
Técnico Judiciário, exceto Área Tecnologia da Informação:
Analista Judiciário, exceto Especialidade Tecnologia da Informação:
Técnico e Analista Judiciário – Área Tecnologia da Informação:
Além da fase objetiva, os candidatos ainda passaram pela etapa discursiva, além da fase de títulos, sendo este último apenas para cargos de nível superior.