O concurso TJ BA ( Tribunal de Justiça da Bahia) avançou mais uma fase rumo ao edital tão esperado. Mediante ação, o certame não vai demorar de sair.
O contrato com a banca ( FCC) se tornou público. A expectativa é que sejam acolhidas cerca de 90 mil inscrições. Os interessados na seleção serão avaliados mediante prova objetiva e discursiva.
Espera-se que o concurso seja liberado ainda no primeiro semestre de 2023. As vagas são para Analista Judiciário – Oficial de Justiça e para Técnicos Judiciários.
Segundo a Lei Orçamentária Anual para 2023 (LOA), estão previstas R$ 7.903,67 para provimento no poder judiciário do Estado.
Segundo o último levantamento disponibilizado pelo Portal da Transparência do TJ BA, o órgão não possui cargos vagos no quadro de servidores.
Contudo, levando em conta os dados da Associação de Oficiais de Justiça Avaliadores da Bahia (AOJUS-BA), no qual houve cobrança do edital em março do ano passado, são 892 cargos vagos para Oficial de Justiça.
Os servidores do TJ BA tem ganhos a depender da função designada e escolaridade. O Portal da Transparência apresenta os seguintes dados:
Analista Judiciário:
Técnico Judiciário:
Além dos ganhos informados acima, os servidores também tem direito ao auxílio alimentação no valor referente a R$ 1.100,00 e auxílio transporte.
Os requisitos também dependem de cada carreira. Sendo eles:
O último certame foi anunciado em 2014 e realizado no ano posterior. A FGV foi a banca contratada para comandar a seleção.
Na ocasião, foram ofertadas 200 vagas para nível médio e superior. Ao todo, o certame recebeu mais de 134 mil inscrições. Os conteúdos presentes nas provas foram:
Técnico Judiciário, exceto Área Tecnologia da Informação:
Analista Judiciário, exceto Especialidade Tecnologia da Informação:
Técnico e Analista Judiciário – Área Tecnologia da Informação:
Além da fase objetiva, os candidatos ainda passaram pela etapa discursiva, além da fase de títulos, sendo este último apenas para cargos de nível superior.
O concurso AMC ( Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania de Fortaleza) avança mais uma fase rumo ao edital. Com isso, o documento pode sair a qualquer momento.
A comissão organizadora foi formada. O grupo, por sua vez, será responsável por escolher a banca organizadora, assim como, conduzir as etapas da seleção.
O certame será voltado para o cargo de Agente de Operação e Fiscalização. A expectativa é que sejam anunciadas 128 vagas, quantitativo antes confirmado pelo prefeito, José Sarto.
É importante pontuar que o cargo exige nível médio de formação e habilitação ou permissão para dirigir veículos listados na categoria B.
Veja o requisitos básicos:
As funções que deverão ser realizadas pelos aprovados são estabelecidas da seguinte forma:
a) abordar veículos para fiscalização;
b) analisar documentação do condutor e do veículo;
c) vistoriar o estado de conservação de veículos;
d) aplicar testes de verificação de ingestão de bebidas alcoólicas;
e) fiscalizar transportes de produtos perigosos e controlados.
a) promover segurança viária nas escolas e imediações;
b) proferir palestras de orientação à sociedade na área de trânsito;
c) fazer fiscalizações ostensivas em áreas determinadas (blitze);
d) deter infratores que praticam crimes de trânsito;
e) abordar condutores que estão pondo em perigo os pedestres e veículos.
O último edital aconteceu em 2008. Ao todo foram ofertadas 50 vagas para o cargo de Agente Municipal de Operação e Fiscalização de Trânsito. Com 22.257 inscritos, foram convocados 206 candidatos aprovados.
Os candidatos foram avaliados mediante quatro fases. Além da prova objetiva, as demais etapas foram:
Na fase objetiva, a prova contou com 60 questões de conhecimentos gerais e específicos. A avaliação física, uma das etapas mais importantes do cargo, contou com os seguintes exercícios:
A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania é responsável pelo disciplinamento do tráfego em Fortaleza. Compete ao órgão operar, fiscalizar e gerenciar o trânsito, além de desenvolver projetos educativos que busquem uma consciência mais humanizada nas vias urbanas, bem como planejar ações de engenharia e coordenar a rede integrada de semáforos.
O papel da Autarquia prioriza a segurança dos cidadãos, elaborando programas que repercutem diretamente na redução de acidentes.