Presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, informou sobre o déficit de 400 auditores e esclareceu sobre a possibilidade de realizar um novo concurso TCU, já que apesar de haver um certame em andamento, de acordo com Bruno, não será suficiente para preencher todas as vagas.
Na visão do presidente, pretende-se empossar 150 aprovados no último concurso e realizar um novo edital. Em entrevista ao Correio Brasiliense, informou: “Esse ano queremos dar posse ao máximo de auditores que conseguirmos, pois temos uma lacuna de mais de 400 auditores, então 150 não dá pra nada. Quero empossá-los e já abrir outro concurso logo no meu primeiro ano de gestão para trazer essa nova geração com muita força de vontade que nos ajuda a enxergar novos horizontes“.
De acordo com o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para o ano de 2023 há a proposta para contratação de 150 profissionais, podendo ser convocados aprovados de outros certames ou proveniente de novo edital.
Vale lembrar que o edital publicado em outubro de 2021, disponibiliza 20 vagas imediatas para o cargo de auditor federal de controle externo. Do total de oportunidades, 15 são para ampla concorrência, uma para Pessoa com Deficiência (PcD) e quatro para negros.
A jornada de trabalho é de 40 horas semanais tendo remuneração inicial de R$21.947,82. A remuneração inicial será para lotação em Brasília. A carreira tem como requisito ensino superior em qualquer área de formação.
Além das provas objetivas e discursivas, haverá um programa de formação com carga horária de 120 horas. Em 2021, o exame teve 100 questões com as seguintes disciplinas:
Conhecimentos Gerais
Conhecimentos Específicos
Além de questões discursivas de conhecimento específico.