O concurso TCM PA ( Tribunal de Contas do Pará) anuncia que foi instaurado um procedimento preparatório a fim de apurar possíveis irregularidades da contratação com a banca.
A empresa responsável é o Instituto Consulpam. A Portaria foi publicada pela 4ª Promotoria de Justiça dos Direitos Constitucionais, Fundamentais e dos Direitos Humanos do Estado. Confira o documento na íntegra:
Ao todo são 74 vagas, sendo 70 para provimento imediato e 04 formação de cadastro reserva. Confira a seguir a lista de acordo com escolaridade e quantitativo de vagas:
As remunerações dos aprovados no concurso TCM PA para o cargo de nível médio são de R$ 3.577,50, já os cargos de nível superior podem chegar a R$ 33.689,11.
Confira a seguir os requisitos de acordo com os cargos:
Auditor de Controle Externo
Técnico de Controle Externo: nível médio.
Conselheiro Substituto: Diploma de graduação em direito, ciências contábeis, ciências econômicas ou administração. Ter idade igual ou superior a 35 anos e 10 anos pelo menos de efetiva atividade profissional.
As atribuições são as funções que serão desempenhadas, levando em conta o cargo escolhido pelo candidato. Confira:
Auditor de Controle Externo: Desempenhar todas as atividades de caráter técnico, administrativo, logístico e de supervisão de nível superior, relativas ao exercício das competências constitucionais e legais a cargo do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará.
Técnico de Controle Externo: Desempenhar todas as atividades de caráter técnico, administrativo, operacional e logístico de nível intermediário, bem como de apoio ao Auditor de Controle Externo no exercício de suas atribuições.
Conselheiro Substituto: Substituir o Conselheiro nas suas faltas e impedimentos quando convocado pelo Presidente; Presidir, quando não estiver substituindo Conselheiro, a instrução dos processos que lhe forem distribuídos, relatando-os com proposta de decisão a ser votada pelo Pleno ou Câmara para a qual foi designado.
As provas estão marcadas para 12 de março de 2023 para auditor e técnico, em turnos diferentes, sendo o cargo de nível médio para o turno matutino. Já para o cargo de conselheiro, as provas estão marcadas para 19 de março de 2023.
Além da etapa objetiva do concurso TCM PA, os interessados deverão realizar fase discursiva e avaliação de títulos, sendo essa última apenas para candidatos de nível superior.
A prova discursiva deverá conter o mínimo de 20 e o máximo de 30 linhas em cada questão. Vale lembrar que passará para esta etapa apenas candidatos com rendimento igual ou superior a 60% da fase objetiva, com temas sobre conhecimentos gerais e específicos.
Para o cargo de nível médio a única questão discursiva será do conteúdo programático que compõem a parte de Conhecimentos Específicos. Já para nível superior, a fase vai contar com 03 questões discursivas serão divididas da seguinte forma:
Foi anunciada a relação de inscritos por cargo.
No total, são 20.881 participantes.
O último edital do concurso TCM PA foi liberado em 2009. Foram liberadas 54 vagas para nível médio e superior. As oportunidades foram para carreiras de: