O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE PI) está oferecendo uma excelente oportunidade para profissionais ingressarem em sua equipe por meio de um novo concurso público, com inscrições abertas até a próxima quinta-feira, dia 19 de setembro
O edital retificado deste concurso, organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), prevê o provimento de 12 vagas imediatas, além da formação de um cadastro reserva.
As oportunidades estão distribuídas entre as áreas de Engenharia, Tecnologia da Informação (TI) – Infraestrutura e Segurança, TI – Sistemas, Engenharia de Dados e Ciência de Dados, bem como para profissionais de qualquer formação acadêmica.
A remuneração inicial para o cargo de Auditor de Controle Externo é de R$ 17.642,47. Além disso, os aprovados terão direito a gratificações por desempenho, auxílio-alimentação e auxílio-saúde, que compõem o pacote de benefícios
De acordo com o presidente do TCE PI, Kennedy Barros, a expectativa é de que as nomeações ocorram de forma imediata após a conclusão do certame. “Queremos convocar os aprovados de forma imediata”, garantiu o gestor, evidenciando o compromisso do órgão em preencher as vagas o mais breve possível.
Para concorrer às vagas de Auditor de Controle Externo – Tecnologia da Informação, é necessário possuir diploma de conclusão de curso superior na área de Tecnologia da Informação, ou graduação em qualquer área, acompanhada de uma pós-graduação na mesma área.
Para as vagas de Auditor de Controle Externo – Engenharia, é necessário ter um diploma de curso superior em Engenharia, além de estar inscrito nos órgãos reguladores da profissão.
Por fim, para as vagas de Auditor de Controle Externo – Área Comum, basta possuir diploma de conclusão de curso superior em qualquer área de formação.
As atribuições desses cargos envolvem o desempenho de atividades técnicas de nível superior relacionadas ao exercício das competências constitucionais e legais do Tribunal de Contas do Piauí. Isso inclui a coordenação e execução de serviços de controle externo, realização de inspeções e auditorias, emissão de relatórios, pareceres, instrução de processos, análises, elaboração de estudos, pesquisas, assessoria especializada e outras atividades administrativas relacionadas à sua área de atuação.
O concurso TCE PI será composto por duas etapas: Prova objetiva e Prova discursiva, ambas de caráter eliminatório e classificatório.
A Prova Objetiva será realizada no turno da manhã, das 8h às 13h, e contará com 100 questões de múltipla escolha, distribuídas da seguinte forma:
Para ser considerado aprovado nesta etapa, o candidato deverá atender aos seguintes critérios cumulativos:
A Prova Discursiva ocorrerá no turno da tarde, das 14h30 às 18h30. Para as áreas de Engenharia e Comum, esta etapa consistirá em:
Já para a área de Tecnologia da Informação, a Prova Discursiva será composta por:
É importante ressaltar que o edital deste concurso passou por algumas retificações, as quais trouxeram algumas alterações. Confira abaixo os principais pontos modificados:
É fundamental que os candidatos estejam atentos a essas retificações, a fim de evitar quaisquer equívocos ou inconsistências durante o processo de preparação para o concurso.
As inscrições para o concurso TCE PI 2024 estão abertas desde o dia 19 de agosto e podem ser realizadas até a próxima quinta-feira, dia 19 de setembro. O valor da taxa de inscrição é de R$ 150,00. Os candidatos devem acessar o site da FGV para realizar a inscrição.
Inicialmente, o período para solicitação de isenção da taxa de inscrição estava previsto para ocorrer entre os dias 19 e 21 de agosto. No entanto, devido às retificações no edital, esse prazo foi reaberto e agora compreende os dias 11, 12 e 13 de setembro.
Já o pagamento da taxa de inscrição deve ser efetuado até o dia 20 de setembro.