A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo divulgou os gabaritos (veja aqui) das provas do concurso público para Coordenador Pedagógico (Concurso SME SP Coordenador 2019). De acordo com o documento publicado no Diário Oficial, serão oferecidas nada menos que 628 vagas, sendo 32 para deficientes e 126 para negros. A Fundação Vunesp tem a responsabilidade do certame.
Para concorrer a uma das vagas de Coordenador Pedagógico, o candidato deverá ter licenciatura plena em pedagogia; pós-graduação stricto sensu em educação ou pós-graduação lato sensu em educação, de no mínimo 800 horas; e experiência mínima de três anos no magistério. De acordo com o edital, o salário inicial será de R$ 5.187,01, por jornada de trabalho de 40 horas semanais.
O Coordenador Pedagógico deverá coordenar a elaboração, implementação e avaliação do Projeto Pedagógico da unidade educacional, tendo em vista os desafios do cotidiano escolar, as modalidades e turnos em funcionamento, visando à melhoria da qualidade da educação, em consonância com as diretrizes educacionais do município; elaborar o plano de trabalho da coordenação pedagógica indicando metas, estratégias de formação, acompanhamento e avaliação dos impactos da formação continuada e cronograma de reuniões com a equipe docente para gestão pedagógica da unidade educacional; coordenar a elaboração e implementação dos planos de ensino dos professores, garantindo a consonância com as diretrizes curriculares da Secretaria Municipal de Educação; promover a análise dos resultados das avaliações internas e externas da aprendizagem dos alunos estabelecendo conexões com a elaboração do PP, Plano de Ensino e do Plano de trabalho da Coordenação Pedagógica; entre outras atividades.
Os interessados em concorrer a uma das vagas puderam se inscrever entre 10 horas do dia 04 de junho e 23 horas e 59 minutos do dia 05 de julho de 2019, no site oficial da banca organizadora do concurso (www.vunesp.com.br). A taxa de inscrição custou R$41,80.
O concurso será composto por uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório; uma prova dissertativa, de caráter eliminatório e classificatório; e uma prova de títulos, de caráter classificatório. As provas objetivas e dissertativas foram aplicadas no dia 1º de setembro de 2019. O exame terá duração de cinco horas.
A avaliação objetiva terá 60 questões de Conhecimentos Gerais (30) e Conhecimentos Específicos (30). A prova dissertativa será composta de 3 (três) questões dissertativas (temas que envolvam as atribuições e responsabilidades do Coordenador Pedagógico): gestão pedagógica; acompanhamento e avaliação das aprendizagens; formação docente no contexto escolar.