A Secretaria de Estado de Saúde do Mato Grosso vai abrir um novo edital de concurso público (Concurso SES MT 2022). De acordo com informações do titular da pasta, Gilberto Figueiredo, a previsão é contratar a banca organizadora e publicar o edital do certame até o mês de agosto deste ano.
“Até agosto, temos o prazo para contratar a empresa que vai realizar o concurso e lançar o edital. O prazo limite para as provas é outubro e os resultados têm data limite até o mês de dezembro”, afirmou o secretário de saúde, em entrevista à TV Vila Real de Cuiabá.
O que se sabe neste momento é que o Governo do Estado assumiu um compromisso por meio do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). O documento conta com um cronograma para a abertura do concurso SES MT. Ainda em março, por exemplo, as Secretarias de Saúde e de Planejamento devem encaminhar o número de vagas necessárias.
“No TAC firmado com o MP já existe um cronograma para apresentação desse concurso. No mês de março, a secretaria de Saúde e a Seplag (secretaria de Planejamento) encaminham para o governador o número de vagas pretendidas para o concurso”, completou Figueiredo.
O concurso SES-MT vem sendo aguardado desde o final de 2021, quando o secretário de Saúde já havia informado que o planejamento de abertura do certame já havia sido iniciado. Na época, o responsável pela Secretaria confirmou, inclusive, que o processo de contratação da banca organizadora já estava sendo preparado.
“Já há uma decisão do nosso governo. O governador Mauro Mendes já autorizou e teremos, sim, o concurso na área da saúde em 2022. Estamos finalizando a preparação do edital para contratar a empresa para realizar, possivelmente, um dos maiores concursos da história deste Estado”, disse Gilberto.
Ademais, o secretário também confirmou que o Governo já deveria ter publicado o edital, mas que a pandemia da Covid-19 atrasou o anúncio oficial do concurso.
“Esse sempre foi um desejo do secretário de saúde, mesmo antes de assumir o cargo. No diagnóstico que fiz, Mato Grosso tem 19 anos desde o último concurso na área da saúde”.
O edital de concurso público SES-MT para efetivos não é aberto há aproximadamente 20 anos. Recentemente, um edital foi divulgado para temporários, mas essa seleção não irá atrapalhar o concurso para efetivos, conforme garantiu o governador Mauro Mendes.
“Vamos sim fazer o concurso, mas para aqueles cargos necessários. Estamos preparando um trabalho de teste seletivo, conforme recomendou o Ministério Público, porque estamos ampliando muito as cirurgias eletivas e não temos gente para fazer isso. E o concurso pode demorar até um ano para finalizar, entre começar, publicar, seguir todas as fases e chamar todas as pessoas”, explicou.
A abertura do processo seletivo SES-MT com mais de 2 mil vagas foi com o objetivo de atender a uma recomendação do Ministério Público para acelerar ações da Secretaria de Saúde.
“Estamos fazendo um teste seletivo para preencher, de maneira mais rápida, algumas vagas em alguns hospitais, para que com esses novos profissionais possamos ampliar nossos atendimentos na área de cirurgia eletiva e de outras áreas”, afirmou Mauro, em entrevista à rádio CBN de Cuiabá.