A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás avança mais uma etapa do concurso Semad GO e define a banca responsável pelo certame. O extrato de dispensa de licitação foi divulgado nesta segunda-feira, 22 de agosto de 2022.
De acordo com o anúncio feito no Diário Oficial, o IBFC – Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação- é o responsável pelo exame, logo em seguida, será feita a assinatura do contrato. Tudo indica que as próximas etapas serão liberadas em breve.
O total de 98 vagas também foi confirmada pelo documento de licitação. Os cargos são para analista ambiental, que contabiliza 63 vagas e 35 para técnico ambiental. De acordo com o governador Ronaldo Caiado, já houve atualização no edital e o mesmo se encontra em fase de planejamento. O certame será incluído no Plano de Recuperação Fiscal levando em conta a proposta orçamentária de 2023.
Este é um dos cargos que serão oferecidos no concurso Semad GO. O analista ambiental realiza elaboração de diagnósticos, relatórios de controle e atendimentos para o órgão ambiental. Além disso, tem a função de agente de fiscalização, tem o olhar voltado para programas de educação ambiental. O profissional ainda administra processos licenciatórios e no que se refere às autorizações ambientais de esfera municipal, estadual e federal.
O técnico em meio ambiente trabalha diretamente na organização de programas de educação ambiental, além de conservação e preservação de recursos naturais, como por exemplo, reuso, redução e reciclagem. Atua também em intervenções ambientais e avalia as consequência em prol da recuperação do que foi perdido. O profissional executa ações voltadas à preservação, além de conservação e otimização das ações voltadas aos processos de intervenções.
O aprovado ainda vai atuar com coleta, armazenamento e interpretação de informações, assim como dados e documentações ambientais. Essa função age como base para que sejam realizados a elaboração de laudos, relatórios e estudos ambientais com diversos fins. O técnico ambiental geralmente é contratado por instituições públicas e privadas, além do terceiro setor. Locais como estações de tratamento de resíduos, além de unidades de conservação ambiental são alguns dos locais que necessitam ativamente deste profissional.
A Semad GO (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável ) foi criada em 2019. Entre as competências e responsabilidades do órgão estão: