Concurso SEMA MT 2019: Organizadora em definição! Edital em breve!

Comissão de concurso já foi formada; Expectativa é que edital seja divulgado em breve

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Mato Grosso vai abrir um novo edital de concurso público (Concurso SEMA MT 2019) em breve. Acontece que foi divulgado no Diário Oficial do Estado, edição do dia 11 de setembro, os membros que vão compor a comissão que terá objetivo de identificar quantitativo de vagas necessárias para suprir o déficit do órgão. A expectativa é que o edital de abertura não demore de ser divulgado. A banca organizadora já está em definição.

De acordo com o documento (veja abaixo), o grupo de trabalho contará com sete membros: Alessandra Lu Wojcik Borges (Analista de Meio Ambiente), Edson Iwasaki (Gerente de Provimento e Manutenção), Elton Antônio Silveira (Superintendente de Mudanças Climáticas e Biodiversidades), Maíra Carlas Rodrigues (Coordenadora de Gestão de Pessoas), Nilma de Oliveira Faria (Analista de Meio Ambiente) e Rita de Cássia de Souza (Gerente de Capacitação e do Conhecimento) e um representante do sindicato.

O Concurso SEMA MT 2019

Agora, com a comissão formada, a expectativa é que os membros elaborem o projeto básico do certame, que será enviado para possíveis organizadoras. A portaria estabelece que os trabalhos deveriam ser concluídos em 30 dias, ou seja, em 11 de outubro.

A banca organizadora poderá ser escolhida através de pregão (modalidade em que as instituições apresentam seus preços) e dispensa de licitação (contratação diretamente). O órgão ainda não especificou por qual método escolherá a banca do certame.

Último edital foi realizado em 2005

O último concurso da Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Mato Grosso foi realizado em 2005, quando contou com vagas para os cargos de Técnico de Atividade Ambiental nas áreas de administração, direito, assistente social, analista de sistemas, biólogo, contador, economista, engenheiro agrônomo, engenheiro civil, engenheiro de minas, engenheiro florestal, engenheiro químico, engenheiro sanitarista, geógrafo, geólogo, historiador, letrado, médico, veterinário, pedagogo, químico, secretário executivo e turismólogo. O salário, na época, foi de R$1.867,89 por jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Os inscritos no concurso foram avaliados por prova objetiva com 70 questões envolvendo conhecimentos nas disciplinas de Língua Portuguesa (20), Conhecimentos Gerais (10) e Conhecimentos Específicos (40).

Sobre o órgão

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente – SEMA tem por finalidade promover o controle, a preservação, a conservação e a recuperação ambiental, bem como formular, propor e executar as Políticas Estaduais do Meio Ambiente contribuindo para o desenvolvimento sustentável em benefício da qualidade de vida do povo mato-grossense.

A Lei Complementar nº 214, 23 de junho de 2005, marcou a transformação da Gestão Ambiental do Estado de Mato Grosso com a criação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente – SEMA e extinção da Fundação Estadual do Meio Ambiente – FEMA. A nova estrutura da SEMA permitiu que temas como a Biodiversidade ganhassem maior destaque, ganhando status de Superintendência, subdividida em coordenadorias e gerências. A Lei Complementar nº 214, 23 de junho de 2005, criou inicialmente sete superintendências nas áreas de: Assuntos Jurídicos; Planejamento; Administração; Infraestrutura, Mineração, Indústria e Serviços, Biodiversidade, Recursos Hídricos e Ações Descentralizadas. Na sequência foram criadas a Superintendência de Defesa Civil (Lei Complementar nº 216, 16 de julho de 2005); Superintendência de Educação Ambiental e Superintendência de Gestão Florestal (Lei Complementar nº 220, 29 de setembro de 2005). A criação dessas Superintendência fez com que a SEMA ampliasse suas competências para as áreas de: resíduos sólidos, avaliação de impacto ambiental, fauna e recursos pesqueiros, acidentes ambientais, gestão do fogo, recuperação de áreas degradadas, outorga de recursos hídricos, ecossistemas, parques urbanos, dentre outras. Também foram criadas estruturas desconcentradas da SEMA nos municípios de Porto Alegre do Norte, Juara, Canarana, Guarantã do Norte, Pontes e Lacerda e Aripuanã, passando de sete escritórios regionais para treze, tornando a atuação da SEMA mais abrangente no interior do estado.

Informações do concurso
  • Concurso: Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Mato Grosso
  • Banca organizadora: a definir
  • Escolaridade: a definir
  • Número de vagas: a definir
  • Remuneração: a definir
  • Inscrições: a definir
  • Taxa de Inscrição: a definir
  • Provas: a definir
  • Situação: PREVISTO
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.