A Secretaria de Estado da Fazenda Espírito Santo vai abrir um novo edital de concurso público para o cargo de Auditor do Estado (Concurso SEFAZ ES) para o preenchimento de vagas no cargo de Auditor Fiscal. Foi divulgado nesta sexta-feira, 28 de dezembro, a portaria que institui a comissão responsável pela organização do novo certame do órgão.
De acordo com o documento publicado no Diário Oficial do Estado (veja abaixo), o grupo de trabalho será composto por Leandro Gonçalves Kuster, Luiz Claudio Nogueira de Souza (presidente) e Marcos Freitas Gueiros. Os servidores terão o prazo de 180 dias para conclusão dos trabalhos.
A SEFAZ-ES não realiza concurso público há cinco anos, por isso acredita-se que um novo certame ofereça um significativo quantitativo de vagas. A Secretaria não pode convocar aprovados para suprir a carência de servidores por aposentadorias, mortes ou exonerações.
O Concurso SEFAZ ES 2019
Para concorrer a uma das vagas de Auditor, o candidato deverá ter nível superior em qualquer área. Atualmente a remuneração inicial da carreira de Auditor Fiscal da Receita Estadual é de R$ 9.645,26, além do benefícios. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais.
Para divulgação do edital do concurso, o governador do Estado deverá autorizar a realização de um novo certame. A partir do ano de 2019, o governador eleito Renato Casagrande assume. Em entrevista coletiva, ele adiantou que a sua gestão reavaliará o quadro estadual e não garante a realização de novos concursos públicos.
O último edital do concurso público da Secretaria de Estado da Fazenda do Espírito Santo (SEFAZ-ES) foi divulgado em 2013, quando contou com 16 vagas para o cargo de Auditor Fiscal. Na ocasião, o CESPE foi o organizador do certame que contou com mais de 2 mil inscritos.
Os inscritos no concurso foram avaliados por meio de duas provas objetivas, uma discursiva e a avaliação de títulos. As provas objetivas tiveram a duração de 5 horas e a prova discursiva teve duração de 3 horas e 30 minutos. As provas objetivas contaram com o seguinte conteúdo:
Conhecimentos Básicos: Português, Inglês, Atualidades, Matemática Financeira, Estatística, Raciocínio Lógico, Noções de Direito Administrativo, Direito Penal, Noções de Direito Internacional, Noções de Direito Civil e Conhecimentos de Informática;
Conhecimentos Específicos: Direito Tributário, Direito Constitucional, Legislação Tributária, Contabilidade Geral, Contabilidade Avançada e Contabilidade de Custos.