Concursos Previstos

Concurso Seduc TO: Quando será liberado o edital?

A Secretaria de Educação do Tocantins (Seduc TO) pode ter um novo concurso Seduc TO após 14 anos sem realização de seleção.

O governador reeleito Wanderlei Barbosa afirmou na última segunda-feira, 03, que a realização de novos concursos públicos está na lista de prioridades em seu mandato. “O último concurso para Educação foi em 2008, há muito tempo. Daí para cá, muitos professores se aposentaram e tivemos que colocar contratos (temporários) durante todo esse tempo. E agora faremos um novo concurso para dar segurança jurídica e regularizar a carreira desses profissionais”, disse Wanderlei.

Apesar disso, não foram estabelecidos cronogramas e nem prazos para liberação do novo edital.

Novo concurso Seduc TO tem comissão formada

Mesmo sem informações sobre datas, o concurso Seduc TO já tem comissão formada. O grupo será responsável pelo andamento do certame, assim como a escolha da banca organizadora. É importante lembrar que as etapas e fases também são de responsabilidade da comissão.

A formação do grupo foi anunciada em maio de 2022. De acordo com o prazo, a comissão tinha 2 meses para finalizar os trâmites, contudo, o prazo não foi respeitado. Os nomes escolhidos foram:

  • Maria Luiza Gomes de Aguiar – Secad;
  • Zenobio Cruz da Silva Arruda Junior – Secad;
  • Jose Wellyngton Noronha Aguiar – Secad;
  • Luciano Gomes dos Santos – Seduc;
  • Aldeniza de Souza Moura – Seduc; e
  • Celestina Maria Pereira de Souza

Previsão de vagas

Devido a quantidade de tempo sem a realização de um concurso e mediante o desfalque no quadro de servidores, tudo indica que o próximo edital libere cerca de 5 mil vagas.

Em 2019, o Ministério Público do Estado realizada uma solicitação de preenchimento de 5644 vagas e foi proibido que houve a contratação temporária.

O último concurso Seduc TO aconteceu em 2009. Na ocasião, foram oferecidas 2198 vagas, sendo 2.088 para ampla concorrência e 110 para pessoas com deficiência.

A Cesgranrio foi a banca responsável. As oportunidades foram para professor de educação básica com as seguintes áreas do conhecimento: Arte; Biologia; Educação Física; Filosofia; Física; Geografia; História. Espanhol; Inglês; Língua Portuguesa; Matemática; Química; Sociologia; Libras; e anos iniciais.

A avaliação dos candidatos aconteceram mediante três fases: provas objetivas, redação e análise da titulação.