O secretário de Estado de Educação do Pará (SEDUC PA), Rossieli Soares, afirmou nesta quarta-feira, dia 02 de agosto, que o concurso para a educação paraense será publicado em setembro deste ano.
A notícia foi dada durante encontro online que tratava da agenda de Planejamento Pedagógico 2023.
“Pretendemos publicar edital do concurso público, com cerca de 3 mil vagas, para todos os níveis de escolaridade, no mês de setembro”, disse o secretário.
As 3 mil vagas que serão abertas pela SEDUC PA contemplam, além de professores, cargos administrativos e operacionais para todos os níveis de escolaridade.
O secretário ainda informou que a criação da comissão responsável pela organização do concurso já está em fase de andamento junto a Procuradoria Geral do Estado do Pará (PGE – PA).
No entanto, para que o edital seja liberado é necessário ainda realizar a contratação da banca que ficará a frente da organização do certame, mas até o momento, nem a SEDUC, nem o Governo do Estado, deram informações sobre o andamento da escolha da empresa.
Vale citar que o concurso para a Secretaria de Educação do Pará é uma recomendação do Tribunal de Contas do estado que solicitou a abertura de vagas, sobretudo, para a educação indígena.
Atualmente, o estado do Pará possui um alto número de cargos vagos para professor Nível I que acabam sendo preenchidos por meio de processos seletivos temporários.
O último concurso realizado pelo governo do estado do Pará para contratação de professores aconteceu em 2018, há quase cinco anos.
Na época, foram ofertadas 2.112 vagas para o cargo de Professor Classe I, Nível A. A banca responsável pelo concurso foi a Consulplan.
As vagas estavam distribuídas entre as seguintes disciplinas do currículo pedagógico nacional:
A jornada de trabalho prevista para o cargo varia entre 20, 30 e 40 horas semanais.
Além da educação, a área da segurança pública do Pará ganhará reforços. Isso porque o governo do estado autorizou, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplad), a realização de concurso público para a Polícia Cientifica do Pará (PcePa).
Ao todo, serão oferecidas 246 vagas para os cargos de perito criminal, médico-legista e odontolegistas, que serão distribuídas para a sede em Belém, e as demais coordenadorias de Altamira, Castanhal, Marabá e Santarém.
De acordo com o governo do estado, o edital está previsto para ser lançado ainda neste segundo semestre, após a contratação da banca responsável pela organização do certame.
Com a divulgação do edital serão detalhadas informações importantes como a distribuição de vagas por cargo, valor da inscrição no certame e as datas e etapas das provas.
A realização do concurso, segundo o governo paraense, integra uma demanda da gestão da polícia cientifica do estado.
“Tratamos com a Seplad sobre a necessidade de um novo concurso, com objetivo de aumentar o nosso efetivo para todas as nossas unidades da Polícia Científica. A confirmação para o preenchimento das 246 vagas, entre os cargos de perito criminal, médico-legista e odontolegistas, mostra a boa disposição do Governo em atender essa demanda”, disse o perito criminal Celso Mascarenhas, diretor-geral da Pcepa.
O perito ainda destacou a importância do certame para um bom andamento da segurança pública estadual.
“A importância desse efetivo será boa para segurança pública do Estado, já que o trabalho pericial produz laudos que são a prova técnica para elucidação de crimes. Se os números da violência estão diminuindo, a Polícia Científica tem participação e, com mais peritos, irá contribuir ainda mais”, concluiu Celso Mascarenhas.
Vale mencionar que o último concurso para a Polícia Cientifica do Pará foi realizado em março de 2019.
Em dezembro de 2020 foram convocados pelo Estado 87 candidatos aprovados, o que representa um aumento de 25% de servidores efetivos em relação ao quadro da época.
Agora, com o preenchimento das 246 vagas do novo concurso, a expectativa do governo do Pará é que o quadro de servidores efetivos aumente em até 80% em relação ao número de funcionários atuais nas carreiras de perito criminal, médico-legista e odontolegista.
A Polícia Militar do Pará também terá concurso em breve. A informação foi confirmada pela vice-governadora do estado, Hana Ghassan, e a secretária de Estado de Planejamento e Administração, Elieth Braga.
Durante transmissão em vídeo nas redes sociais, ambas anunciaram que a contratação da banca deve ser realizada em breve, seguida com a publicação do edital ainda no inicio do segundo semestre.
“Vamos realizar concurso público para policiais. Nós estaremos até o final de julho contratando a banca organizadora, e, até o final do ano, realizando as provas”, disse a secretária.
A expectativa é que sejam oferecidas um total de 4.440 vagas para ambos os sexos, conforme segue:
Para participar do certame, os candidatos devem comprovar nível médio completo para o cargo de soldado e nível superior completo em direito para as vagas de oficiais.
Em relação a altura, o último edital exigiu altura mínima de 1,65 m para homens e 1,60 m para mulheres.
Já a idade mínima para participar do certame, em ambos os cargos, é de 17 anos, enquanto a idade máxima é de 30 anos (para soldados) e 35 anos (para oficiais).
Contudo, pelas redes sociais, inúmeros interessados em uma das vagas estão pedido pelo aumento da idade máxima, passando de 30 para 35 anos, como acontece em outros estados.
O governo do Pará, no entanto, não se pronunciou sobre o assunto até o momento.