A Secretaria de Administração Penitenciária do Estado do Pará tem um novo edital de concurso público (Concurso SEAP PA 2021) em andamento. De acordo com o documento, estão abertas 1.945 vagas para o cargo de Policial Penal.
Os gabaritos oficiais preliminares do concurso Seap PA para o cargo de policial penal, antigo agente penitenciário, de nível médio já podem ser conferidos. Os documentos podem ser consultados no site do site do Cetap , organizador do certame.
Ao todo, são oito tipos de gabaritos. Além disso, os candidatos podem verificar as avaliações que foram aplicadas.
A seleção recebeu mais de 34 mil inscritos.
As vagas do edital de concurso são oferecidas em caráter imediato (1.646 vagas) e em cadastro reserva (299 vagas). Há vagas para ambos os sexos: entre as vagas imediatas, 1.292 vagas são para homens e 354 para mulheres. No cadastro de reserva, são 234 homens e 65 mulheres.
O cargo de Policial Penal-PA exige nível médio completo e Carteira Nacional de Habilitação (CNH), de acordo com os termos da lei. A remuneração inicial será de R$2.810, além de benefícios. O regime de trabalho será por meio de escala 24×72. Sendo assim, os servidores poderão atuar em plantão de 24 horas de trabalho por 72 horas de descanso.
O Policial Penal terá jornada diária de trabalho em regime de tempo integral, que pode ser cumprida através de escala de serviço, definida pela secretaria.
Os interessados em concorrer a uma das vagas no concurso SEAP-PA 2021 puderam se inscrever no período compreendido entre 6 de julho e 8 de setembro de 2021, por meio do site do Cetap .A taxa de inscrição para participar do concurso custou R$50.
O concurso SEAP-PA para o cargo de Policial Penal-PA conta com cinco etapas. A primeira delas foi a objetiva, aplicada no dia 24 de outubro de 2021. No mesmo dia foi aplicada uma avaliação discursiva. Os exames foram aplicados em Belém, Castanhal, Marabá, Santarém, Altamira e Itaituba.
A prova do concurso contou com 50 questões de múltipla escolha, que estarão versando por conteúdos de Conhecimentos Básicos e Específicos, tendo as seguintes disciplinas:
Segundo informações do edital, será aprovado na objetiva quem conseguir 50% dos pontos sem zerar disciplinas. Quem atingir a nota mínima nas provas poderá ir para as demais etapas (psicológico, exames, prova de aptidão física e investigação social), conforme abaixo:
Os selecionados ainda vão passar por um curso de formação profissional, programado para ser iniciado em março de 2022.