O concurso SAP SP (Secretaria Estadual de Administração Penitenciária de São Paulo) pode sair a qualquer momento.
O avanço se deu pois foi publicado no Diário Oficial o extrato de contrato com a banca. A escolhida foi a FGV, o nome havia sido anunciado no dia 19 de junho de 2023.
A empresa vai receber as inscrições, assim como viabilizar as etapas da seleção. A notícia foi dada pelo secretário estadual de Administração Penitenciária, Marcello Streifinger, em audiência da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa (Alesp).
Nós estamos em fase de contratação da empresa que fará o concurso para 1.100 agentes de segurança penitenciária. Quem ganhou esse processo foi a Fundação Getúlio Vargas. Em breve, teremos um edital”.
Sobre a realização de mais certames para compor o quadro de profissionais, o secretário pontuou: “Estamos em vias de publicar um edital de 1.100 vagas. E a ideia é que nos próximos 3 anos, a gente faça concursos proporcionais a capacidade da nossa Escola de Administração Penitenciaria para repor aqueles que saem e também aumentando o número de efetivo”.
Como mencionado, serão 1.100 vagas para o concurso SAP SP. Veja os requisitos dos cargos:
Agente de Segurança Penitenciária
É requisito para o cargo de Agente de Segurança Penitenciária: possuir, na data da posse, Ensino Médio Completo ou equivalente, ministrado por escola oficialmente reconhecida.
Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária
São requisitos para o cargo de Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária:
Os candidatos de cada cargo terão as seguintes funções:
O Agente de Segurança Penitenciária pode alcançar mais de R$ 5 mil, assim como Agente de Escolta.
Em 2018, foram disponibilizados os seguintes cargos:
Ao todo foram 416 vagas e foi composto de uma única fase. A prova objetiva teve o quantitativo de questões variável, a depender do cargo, estando entre 40 e 80 questões.
Para Agente Penitenciária, o certame aconteceu em 2017 e foram ofertadas as seguintes vagas:
O último concurso para Agente de Segurança Penitenciária aconteceu em 2014 e, à época, a banca organizadora foi a Vunesp. Ao todo, foram ofertadas 1.593 vagas para o sexo masculino.
O concurso PM SP (Polícia Militar de São Paulo) está entre os certames na área de segurança pública mais procurados. Ao todo serão ofertadas 5.400 vagas para soldado.
A banca organizadora será a Vunesp e é fundamental entender o que vai cair nas provas. Como o edital ainda não saiu, identificar os editais anteriores e ter como base é essencial para preparação nos concursos.
Se preparar com antecedência é mais que importante. Veja a seguir os conteúdos do certame: