O concurso Receita Federal teve o edital liberado na segunda-feira, 05 de dezembro. As oportunidades são ao todo 699 vagas, divididas entre 469 para Analista Tributário e 230 para Auditor Fiscal. As inscrições poderão ser feitas pelo portal FGV.
Contudo, para conseguir aprovação é preciso organizar o processo de estudos e saber de fato quais são as disciplinas que vão cair nas provas.
Antes de saber sobre as questões e pontos que vão cair na sua prova é fundamental conhecer a exame. Neste processo, é fundamental identificar o quantitativo de questões e as etapas.
Os candidatos do concurso da Receita serão submetidos ao total de 140 questões na prova objetiva. Esta etapa está prevista para acontecer no dia 19 de março de 2023.
É importante destacar que as pessoas que estão em processo de preparação não terão grandes mudanças, levando em conta editais passados.
Isso porque, as principais divergências do atual edital é sobre a matéria de espanhol e a inserção da disciplina de Fluência de Dados.
A disciplina de espanhol, agora, não conta mais como alternativa no processo de estudos. Vale lembrar que mediante as mudanças, tudo indica que haverá uma alta cobrança para estas matérias específicas.
Todas as disciplinas apresentam peso 01, outra mudança do atual edital, levando em conta os documentos passados.
Descobrir o quantitativo de questões de cada disciplina também ajuda na preparação do concurso Receita Federal. Confira a seguir como será a prova para Auditor-Fiscal:
Veja como será a prova para Analista-Tributário:
É preciso ter acesso ao edital e identificar não apenas as disciplinas, mas também as regras das provas. Sobre este ponto, vale lembrar que neste concurso não é possível zerar nenhuma disciplina.
Sendo assim, é fundamental que você tenha um conhecimento prévio e geral das matérias. Logo em seguida, identificar as suas dificuldades é outro ponto importante.
Não protelar no momento do estudo é importante para vencer o edital. Entretanto, é bom evitar em focar apenas nas disciplinas de maior peso, já que a FGV é conhecida como uma banca que não faz acepção de matéria, isto é, geralmente proporciona uma prova bem abrangente.
Para ser aprovado no concurso Receita Federal, é preciso que os candidatos cumpram as seguintes regras:
a) Obter 50% (cinquenta por cento) de acertos em Conhecimentos Básicos;
b) Obter 50% (cinquenta por cento) de acertos em Conhecimentos Específicos; e
c) Não obter nota igual a 0 (zero) em nenhuma das disciplinas.
Conhecer a FGV é fundamental para sua aprovação. Lembre-se de que esta empresa é conhecida por questões extensas e complexas. A dica é estudar provas anteriores e responder o máximo de questões que conseguir.
Tente identificar as formas de cobrança das disciplinas e as alternativas. Feito isso, bons estudos e uma excelente prova!