O concurso Receita é um dos mais falados e, portanto, pode ser um dos certames que mais acumulam dúvidas entre os concurseiros.
A forma como serão feitas as lotações estão entre os questionamentos mais frequentes, isso porque, o edital não traz oportunidades por região e não detalha como será essa alocação.
O subsecretário de Gestão Corporativa, Juliano Brito da Justa contou sobre a necessidade de novos servidores em todas as unidades da Receita, independentemente da região, assim como da cidade, ou se está localizada na fronteira ou capital.
Juliano salienta que as vagas serão oferecidas aos já concursados que fazem parte do quadro de servidores antes de ofertar aos novos – pelo chamado concurso interno de remoção.
Sobre o assunto disse: “A conclusão dessa movimentação interna e a análise das necessidades levantadas inicialmente é que vai definir as localidades de ingresso dos selecionados no concurso”.
Esse é outro questionamento. Contudo, é importante destacar que diferentemente de outros certames, o concurso Receita é composto de muitas etapas. Sendo assim, levando em consideração este ponto, tudo indica que o certame será homologado no segundo semestre de 2023.
De acordo com Juliano, haverá uma grande concentração de esforços em prol do seguimento do cronograma. Vale lembrar que as inscrições ainda estão abertas com prazo de finalização até 19 de janeiro de 2023 pelo portal FGV.
Sobre a necessidade de contratação de novos profissionais para provimentos dos cargos da Receita, Juliano destacou:
“Esse concurso se reveste de grande importância. O último concurso público para ingresso na Receita Federal ocorreu em 2014, exclusivamente para o cargo de auditor-fiscal. Já para o cargo de analista-tributário, o último concurso ocorreu em 2012. Portanto, não há renovação da força de trabalho nesses cargos há muitos anos, sendo que são crescentes as demandas em termos de serviços a serem prestados para a sociedade”.
O subsecretário destacou que esta é uma grande oportunidade para contratação de novos profissionais e recompor o quadro de servidores da Receita Federal.
O subsecretário falou que será realizado um pedido de novo edital do concurso Receita para suprir a demanda e defasagem de servidores. Sendo assim, o órgão vai protocolar uma solicitação para realização de um novo concurso.
Sobre o assunto, Juliano destaca: “Considerando os desafios que a Instituição já vem enfrentando e os que se vislumbram à frente, o nível de defasagem do quadro de profissionais do órgão é crítico. Por esse motivo, ainda no primeiro semestre de 2023, será enviado um pedido de autorização de novo Concurso Público para a Receita Federal”.