Os concursos públicos ainda são uma das melhores opções para ingressar no mercado de trabalho, de modo que muitos almejam passar em um concurso. Para aqueles que já estão acostumados a acompanhar o lançamento de editais há maior facilidade na escolha do concurso a prestar. No entanto, para os concurseiros iniciantes, qual concurso escolher é um grande dilema, principalmente porque as áreas são diversas.
Pensando nisso, apresentamos abaixo alguns pontos a considerar na sua escolha. Confira as nossas dicas!
Em primeiro lugar, conhecer bem cada uma das áreas é crucial. Cada área tem as suas especificidades, bem como cargos e salários distintos. Desse modo, buscar conhecer mais sobre as áreas deve ser prioridade ao escolher um concurso para prestar. Há áreas muito distintas de concursos, como a fiscal, a bancária, a policial, a judicial e a de educação, por exemplo. Cabe ao concurseiro avaliar com qual delas melhor se identifica e qual apresenta os melhores planos de carreira de acordo com seu objetivo.
Outro ponto importante é analisar os pré-requisitos e as regras dos editais na área que você escolheu. Alguns cargos, por exemplo, exigem o ensino superior como nível de escolaridade. Enquanto a área jurídica exige formação em direito, concursos na área de educação exigem cursos de pedagogia ou cursos de licenciatura específicos. Desse modo, não adianta escolher prestar um concurso para o qual não tem a qualificação necessária para assumir o cargo.
Por fim, avalie os cargos ofertados. Além de analisar as regras e pré-requisitos, busque saber quais são as atividades que você desenvolverá naquele cargo, caso consiga a sua aprovação. Pense em que tipo de rotina de trabalho você terá em cada cargo, que tipo de trabalho desenvolverá. Isso é fundamental para escolher uma função que combine melhor com o seu perfil.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Veja também Vestibular: Saiba como usar a nota do Enem em universidades do exterior.