No Estado da Bahia, a Prefeitura de Salvador anunciou que vai abrir um novo edital de concurso público (Concurso Prefeitura de Salvador BA 2018) para o preenchimento de 150 vagas na área da Educação. A confirmação veio através do secretário da pasta, Bruno Barral. Segundo ele, o certame tem expectativa de ser divulgado no início de 2019. As provas estão previstas para o primeiro trimestre.
As vagas do concurso da Prefeitura de Salvador-BA serão destinadas para professores (145) e coordenadores pedagógicos (05). Para professores, as oportunidades serão destinadas as áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Educação Física, Artes Plásticas, Música, Dança, Teatro e Inglês. As oportunidades serão para jornadas de 20 e 40 horas. A expectativa é que as contratações sejam realizadas ainda em 2019.
O Coordenador Pedagógico tem missão de participar da elaboração e desenvolvimento da Proposta Pedagógica da escola; planejar, organizar, acompanhar, avaliar e executar o plano de coordenação pedagógica da rede escolar; supervisionar, planejar, controlar e avaliar o processo ensino aprendizagem; desenvolver estudos e pesquisas sobre currículo, métodos, técnicas e instrumentos de avaliação do rendimento escolar com vistas à melhoria da qualidade do ensino; supervisionar a aplicação de currículos, planos e programas na unidade de ensino.
O Professor da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental tem missão de participar e desenvolver a Proposta Pedagógica da unidade escolar; organizar e promover as atividades educativas, culturais, recreativas, cívicas e de lazer, de forma individual e coletiva das crianças em idade de creche, pré-escolar e alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, visando o desenvolvimento cognitivo, psicomotor, afetivo, psíquico e social; programar metodologias que possibilitem aos alunos o exercício da escolha da descoberta, da cooperação e atividades que os conduzam à construção gradativa dos conhecimentos e à autonomia moral e social.
O Professor do Ensino Fundamental – 6º ao 9º ano deverá participar e desenvolver a Proposta Pedagógica da unidade escolar; estudar o programa do curso analisando o conteúdo do mesmo para planejar as aulas; elaborar plano de aula, selecionando os temas do programa e determinando a metodologia; elaborar metodologia que desafie o aluno a pensar, refletir, criar, agir, escolher, descobrir, cooperar, solidarizar-se; ministrar aulas nas disciplinas curriculares dos cursos do 6º ao 9º ano transmitindo os conteúdos teóricos – práticos da disciplina de sua área de atuação, através de técnicas e metodologias apropriadas, visando o aprendizado crítico reflexivo do aluno.
No momento o município está na fase de escolha de uma banca para organizar o concurso. De acordo com o Secretário de Educação, a expectativa é que o processo licitatório termine ainda este ano, uma vez que o edital está previsto para o início do ano que vem.
O salário dos professores gira em torno de R$4.800,00 mensais. A remuneração paga aos docentes é composta por 45% de gratificação por sala de aula e 30% de regência. A remuneração exata dos coordenadores não foi informada, mas é abaixo do valor pago aos professores. Além dos salários, os aprovados contarão com auxílio-transporte e vale-alimentação.
A expectativa é que o concurso seja composto por provas objetivas, redação e avaliação de títulos, as mesmas etapas do último certame, realizado em 2011. Na ocasião, a Fundação Cesgranrio organizou o certame. Na ocasião, a prova objetiva contou com 50 questões distribuídas entre as disciplinas de Língua Portuguesa, Fundamentos Teórico-Metodológicos e Políticos-Filosóficos da Educação e Conhecimentos Específicos. Para ser classificado, o candidato precisou obter 50% do total da pontuação do conjunto das avaliações objetivas.
A Secretaria de Educação de Salvador tem missão de oferecer ensino de qualidade, com garantia do acompanhamento e apoio efetivos ao trabalho de todas as escolas da rede; ter uma rede de escolas com padrão de qualidade de infraestrutura, acessibilidade, mobiliário, merenda e quadro de pessoal adequados a uma aprendizagem qualificada; ter todas as crianças da rede de ensino municipal alfabetizadas aos 6 anos e criar mecanismos de recuperação para os que não estiverem alfabetizados após esta idade; e garantir a permanência qualificada e o desenvolvimento integral dos alunos da rede de ensino.