Edital publicado. Em São Paulo, a Prefeitura Municipal de Itanhaém divulgou a abertura de um novo edital (nº 02/2019) de concurso público para Guarda Civil Municipal, sendo 45 vagas para candidatos do sexo masculino e 5 para o sexo feminino. Do quantitativo total de vagas, 04 serão reservadas aos portadores de necessidades especiais.
De acordo com o edital, a função exige o ensino médio completo, idade mínima de 18 e máxima de 30 anos, altura mínima de 1,60m para mulher e 1,65m para homem, mais Carteira Nacional de Habilitação na categoria “B”. A remuneração inicial será de R$ 2.746,50, mais vale transporte, por carga horária de 40 horas semanais.
Os interessados em concorrer a uma das vagas poderão se inscrever entre o período de 12 de junho (a partir das 10h) até as 23h59min do dia 11 de julho de 2019, no endereço eletrônico oficial da banca organizadora Vunesp (www.vunesp.com.br). A taxa de inscrição está fixada em R$ 60,00.
O concurso consistirá com provas objetivas (caráter classificatório e eliminatório) com 50 questões distribuídas entre as disciplinas de língua portuguesa (15), matemática (15), noções de informática (05), atualidades (05) e conhecimentos específicos (20); prova de capacidade física (caráter eliminatório) e investigação social e documental (caráter eliminatório). As avaliações serão aplicadas no dia 08 de setembro, em locais e horários a serem informados em data oportuna pela Vunesp.
Executar os serviços de patrulhamento e vigilância no âmbito do Município, prevenindo, inibindo e coibindo atos que atentem contra os bens, serviços e instalações municipais, bem como protegendo a população que deles se utiliza, promovendo, em especial: a) a proteção escolar; b) a proteção e o controle do uso adequado do espaço público; c) a proteção do agente público; d) a proteção do patrimônio público municipal; e) a proteção do patrimônio ecológico e ambiental; – cumprir a função hierárquica do cargo; – exercer as atividades de apoio voltadas à segurança do trânsito nas vias e logradouros públicos; – colaborar com os órgãos municipais e com o sistema de segurança pública na execução das atividades de Defesa Civil, incluindo as ações de identificação de áreas de risco, a transferência de pessoas e famílias, bem como o atendimento em situação de emergência; – substituir o Guarda Municipal – Classe Especial, na função de rondante encarregado de viatura, na sua ausência ou quando designado; – exercer a função de motorista e de motociclista, quando designado; – exercer funções de operador do sistema de vídeomonitoramento e de radiocomunicação; – prevenir e reprimir ações predatórias e procedimentos irregulares, apoiando e executando operações decorrentes do exercício do poder de polícia administrativa desenvolvidas por órgãos da Administração Municipal, especialmente no que se refere à proteção do patrimônio ecológico e ambiental e à fiscalização de posturas; – colaborar, quando solicitado e nos limites de suas atribuições, com os órgãos de segurança pública, em ações em que contribuam com a paz social.