No Estado de Minas Gerais, a Prefeitura de Belo Horizonte vai abrir um novo concurso público (Concurso Prefeitura de Belo Horizonte MG 2019) para Educação. O município avançou com os preparativos para o novo concurso da pasta. No momento, segundo informações da assessoria, o certame está em fase de escolha da banca.
Foi publicado no Diário Oficial do município, edição do dia 30 de janeiro, a comissão organizadora responsável pelo certame. O edital tem expectativa de ser divulgado para Professor de Educação Infantil e Bibliotecário.
A comissão organizadora do concurso da Prefeitura de Belo Horizonte-MG contará, ao todo, com nove servidores. O grupo de trabalho deverá planejar, acompanhar e fiscalizar os documentos do concurso, além de apresentar o edital à Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, para analise do documento.
No mês de abril do ano passado, a prefeitura da capital formou comissão organizadora para o cargo de Professor de Educação Infantil. No entanto, o processo foi revogado em decorrência da mudança no nível de escolaridade do cargo, que antes exigia apenas o nível médio completo. A exigência do cargo fazia com que os salários tivessem diferenciação em relação aos docentes de ensino fundamental e médio, que exigiam nível superior.
O prefeitura da cidade, Alexandre Kalil, aceitou que os ganhos dos professores de Ensino Infantil fossem equiparados aos outros colegas da classe. Com isso, a lei sancionada exigiu que seria necessário nível superior em Pedagogia ou Normal Superior como requisito também para o cargo de Professor de Educação Infantil.
O último concurso para o cargo de Professor de Educação Infantil da Prefeitura de Belo Horizonte foi divulgado em 2013, sob organização da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP). O cargo exigia nível médio completo, na modalidade normal.
O concurso contou com prova objetiva, com questões de conhecimentos didáticos pedagógicos e específicos, redação e avaliação de títulos.