Um concurso Polícia Penal RJ ( Rio de Janeiro) deve acontecer com urgência devido problemas apresentados na área penitenciária em razão de falta de profissionais capacitados.
O sindicato de policiais penais falou sobre o déficit de servidores, inclusive, uma recente fuga de presos da Penitenciária Lemos de Brito, registrada no início de 2023, evidenciou mais uma vez esta defasagem.
Sobre o assunto, o sindicato falou que no dia da ocorrência trabalhavam apenas 05 policiais penais a fim de realizar a custódia de 778 encarcerados na Penitenciária Lemos de Brito: “A “sentença do dia” começa na contagem dos internos, nas galerias da Unidade Prisional, e segue na definição de quais postos guarnecer, já que o efetivo funcional é insuficiente“.
O efetivo de policiais não sofre modificação desde o ano de 2003, quando o sistema penitenciário contava com 15 mil presos: “Atualmente, com cerca de 45 mil presos, entre condenados e provisórios, não houve avanços que tornassem a prestação do serviço minimamente seguro para que eventos dessa natureza (fuga) não voltasse a acontece“, afirmou o sindicato, em nota.
O último concurso Polícia Penal RJ foi realizado há 11 anos atrás: “Cerca de seis anos atrás, o Grupamento de Serviço de Segurança Externa (Muralha) possuía efetivo funcional de aproximadamente 500 policiais penais, para cobrir 50 guaritas. Atualmente, só 15 guaritas encontram-se ativadas e o efetivo funcional reduzido para 200 policiais penais“, destaca o sindicato da categoria.
Apesar da necessidade de contratação e da urgência para liberação de um novo edital, ainda não se sabe quando o certame poderá acontecer.
Contudo, é importante destacar que para que um edital seja publicado é necessário primeiro a autorização do Governo do Estado. Vale lembrar também que o novo concurso deve contar com as mudanças na carreira penitenciária, regulamentada recentemente.
Foi instituída a Lei Orgânica da Polícia Penal no Estado do Rio de Janeiro, conforme determinação da Emenda Constitucional Federal 104/19, dando status de policial aos seguranças de administração penitenciária, no segundo semestre de 2022, em julho.
Os cargos dos inspetores de segurança e administração penitenciária ficam transformados com a nomenclatura de inspetor de Polícia Penal, mantendo-se os atuais níveis até a edição de lei que estruture os cargos, carreiras e salários da instituição. Diante disso, com a mudança, a escolaridade para ingresso no cargo de policial penal deve mudar, antes era nível médio, agora, a Lei Complementar traz o nível superior como requisito.
O concurso Polícia Penal é uma oportunidade para quem deseja entrar na carreira de Segurança Pública. As vagas estão distribuídas para todo o país.
Veja a seguir a lista com novos editais, assim como detalhes sobre inscrições, requisitos e muito mais! Acompanhe
Confira as oportunidades ao redor do país
Concurso Polícia Penal GO
Mais informações do concurso Polícia Penal GO ( Goiás) foram anunciadas recentemente. Os esclarecimentos vieram do secretário de Segurança Pública de Goiás, Renato Brum dos Santos, que afirmou sobre trâmites do novo edital.
O chefe da pasta deixou claro, em entrevista, que as tratativas do novo certame serão iniciadas ainda em 2023. Porém, já adiantou que o procedimento deve demorar, levando em conta que o prazo estabelecido é de 09 meses até um ano. “Estaremos tratando ao longo deste próximo mês um concurso para a Polícia Penal (…) vamos entrar em tratativa para que no ano que vem ele possa estar avançando”, afirmou o secretário.
Contudo, havia uma expectativa de que o edital fosse liberado ainda este ano. Segundo cronograma anterior, o CFPP (Curso de Formação de policial penal) estava previsto para acontecer entre os meses de outubro a dezembro, porém, devido aos esclarecimentos do secretário, os novos prazos serão atrasados.
Espera-se cerca de 700 vagas e as remunerações atuais da carreira são de R$ 5.388,20, referente ao padrão I da 3ª classe, podendo chegar a R$ 13.245,65. O candidato precisa comprovar nível superior de escolaridade.
Concurso Polícia Penal CE
O concurso Polícia Penal CE ( Ceará) anuncia que o próximo edital terá 800 oportunidades. Vale lembrar que desse quantitativo, 250 vagas são para provimento imediato e o restante para formação de cadastro reserva.
Apesar da expectativa de liberação do edital, o documento só será publicado após a escolha da banca. A empresa também será encarregada de receber as inscrições e viabilizar as etapas do certame.
A idade limite para o ingresso na Polícia Penal foi alterada e passa a valer para 34 anos, 11 meses e 29 dias.
Concurso Polícia Penal SP
Ao todo serão 1.100 vagas e foi afirmado que o processo de escolha da banca está em andamento. Sobre o prazo do edital, as autoridades disseram: “Estamos na fase de contratação da empresa que realizará o concurso. A ideia é publicar o edital no primeiro semestre de 2023. A prova objetiva acontece em torno de 70 dias após a publicação do edital”
Vale lembrar que além da etapa objetiva, o certame vai conter mais 3 fases, sendo elas:
De acordo com diretora técnica na Secretaria de Administração Penitenciária de São Paulo (SAP SP), Daniela Marinho, foi afirmado que serão cobradas questões sobre Língua Portuguesa, Matemática e Conhecimentos Gerais. “A prova física terá a mesma estrutura dos concursos anteriores”