O concurso Polícia Penal PB ( Paraíba) pode ter edital liberado em breve! A informação foi confirmada pelo secretário de Administração Penitenciária da Paraíba, João Alves, que anunciou que o documento será liberado em 2023.
Inicialmente, está sendo feito um estudo, a fim de fazer levantamentos sobre a real necessidade e vacância do órgão. Em entrevista, João disse: “Muitos que fazem parte da nossa equipe estão se aposentando e com isso novas vagas estão surgindo, daí a a necessidade de concurso público”.
Vale lembrar que o governador do Estado já sancionou a Emenda Constitucional que cria a Polícia Penal. Com isso, o órgão vai estar vinculado ao órgão administrador da administração penitenciária e, assim com a Polícia Civil, Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, terá estatuto próprio, estabelecendo organização, garantias, direitos e deveres.
Sobre o assunto, o presidente da CCJ, deputado Ricardo Barbosa disse:
“Com essa PEC, os agentes penitenciários terão equiparados os seus vencimentos com as outras categorias da força de segurança do Estado”, afirmou Barbosa. “Esperamos que com essa legislação a situação do policial penal melhore e que venham mais concursos públicos”, falou o deputado Wallber Virgolino.
Para o cargo, é preciso seguir estes requisitos:
O projeto de lei prevê que a progressão salarial da categoria chegue a até R$ 3.113,83. Além disso, os benefícios são:
Os servidores deverão ter jornada de trabalho compatível com regime de plantão, com escala de 24 horas de trabalho por 72 horas de repouso, com uma folga trimestral.
O certame deve conter duas etapas. Portanto, é importante se atentar às fases. São elas: