Mais informações do concurso Polícia Penal GO ( Goiás) foram anunciadas recentemente. Os esclarecimentos vieram do secretário de Segurança Pública de Goiás, Renato Brum dos Santos, que afirmou sobre trâmites do novo edital.
O chefe da pasta deixou claro, em entrevista, que as tratativas do novo certame serão iniciadas ainda em 2023. Porém, já adiantou que o procedimento deve demorar, levando em conta que o prazo estabelecido é de 09 meses até um ano. “Estaremos tratando ao longo deste próximo mês um concurso para a Polícia Penal (…) vamos entrar em tratativa para que no ano que vem ele possa estar avançando”, afirmou o secretário.
Contudo, havia uma expectativa de que o edital fosse liberado ainda este ano. Segundo cronograma anterior, o CFPP (Curso de Formação de policial penal) estava previsto para acontecer entre os meses de outubro a dezembro, porém, devido aos esclarecimentos do secretário, os novos prazos serão atrasados.
Entretanto, é importante destacar que Josimar Pires Nicolau,diretor-geral da PP GO, afirmou que o certame está previsto ainda para o primeiro semestre de 2023, podendo ser liberado até junho.
O novo edital já tem comissão formada. O grupo será responsável por escolher a banca organizadora, além de viabilizar as etapas da seleção.
Levando em conta a relação de cursos e treinamentos da Escola Superior de Polícia Penal de Goiás, ao todo estão previstas 700 vagas, com curso de formação para o final de 2023.
O concurso Polícia Penal GO ( Goiás) anuncia a previsão de 2.250 vagas para o ano de 2023. O anúncio informou a relação de cursos e treinamentos da Escola Superior de Polícia Penal de Goiás.
De acordo com o documento, ao todo serão 17 turmas divididas entre 10 turmas com 50 vagas para dezembro e 7 turmas com 250 vagas para outubro.
Josimar Pires Nicolau, diretor geral da Polícia Penal de Goiás, ainda deixou claro a realização de um novo edital com total de 500 oportunidades.
Sobre a situação, o Ministério Público falou sobre a necessidade de um certame e a convocação dos aprovados do ano de 2019, último ano em que foi realizada a seleção do órgão. No que se refere as 2.250 vagas, Josimar informou:
“Uma de nossas missões em 2023 é qualificar e preparar ainda mais os servidores para que os serviços prestados pela instituição sejam cada vez mais de qualidade”.
É importante destacar também que no ano de 2021 foi publicada a Lei nº 21.157/2021 que altera a nomenclatura do cargo de Agente de Segurança Prisional para Policial Penal.
Para se inscrever é preciso diploma de nível superior. Além da função de zelar pela integridade dos detentos, o policial penal tem o dever de:
Vale lembrar que a remuneração prevista no edital é de R$ 4.891,25 e a carga horário previa 40 horas semanais, conforme previsão na Lei n.° 10.460/1988.
O último edital foi liberado em junho de 2022, ao todo foram 500 vagas. O certame contou com as seguintes fases:
Mediante autorização do Ministério Público de Goiás (MP-GO), a Secretaria de Administração do Estado (Sead GO) tem o prazo de 30 dias para se pronunciar sobre realização de novo concurso Polícia Penal GO.
Vale lembrar que recentemente houve um promessa do diretor-geral da corporação, Josimar Nicolau sobre liberação de novo edital em janeiro de 2023. As declarações foram feitas por meio das redes sociais. A expectativa é que haja liberação de 500 vagas para o cargo de Policial Penal.
Antes, os profissionais eram chamados de agentes de segurança prisional. A alteração da nomenclatura aconteceu por meio da Lei nº 21.157/2021 e foi publicada no Diário Oficial do Estado.
Mediante a solicitação, o MP realizou a convocação de 424 profissionais que aguardavam desde 2019 e desligou profissionais de caráter temporário dando um prazo de 10 dias para que a Sead tome as devidas providências.