O concurso Polícia Penal CE (Ceará) já terá novos reajustes a partir do próximo edital. Isso porque, a lei que altera o limite de idade dos servidores foi sancionada pela governadora do Ceará, Izolda Cela.
Os novos requisitos foram divulgados no Diário Oficial na última segunda-feira, 19 de dezembro. Com a decisão, os candidatos precisam cumprir a faixa etária de 18 anos e, no máximo, 34 anos, 11 meses e 29 dias no ato da inscrição do concurso público. É importante destacar também que a Assembleia Legislativa já tinha aprovado a decisão, no dia 15 de dezembro.
São funções do Agente Penitenciário, atual Policial Penal, a vigilância, custódia, guarda, escolta, assistência e orientação de pessoas recolhidas aos estabelecimentos penais estaduais. A remuneração é atrativa e segundo consta no Portal da Transparência do ano de 2013 a carga horária era de 40 horas semanais com valor de R$ 7 mil.
A composição da remuneração mensal inicial do cargo de Agente Penitenciário conta com vencimento atribuído à referência 1 do Grupo de Atividades de Apoio Administrativo Operacional – ADO, da Carreira de Segurança Penitenciária mais Gratificação de Atividades Especiais e de Risco – GAER e Adicional Noturno, neste caso, somente quando o Agente estiver submetido ao plantão no período noturno.
E bom destacar que o relator do projeto na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) informou que um limite maior estava sendo discutido e poderia chegar a 35 anos e 11 meses. Mas, após o PL, fechou-se em 34 anos e 11 meses, conforme a nova lei. A escolaridade exigida é nível médio.
O concurso Polícia Penal CE ( Ceará) anuncia que o próximo edital terá 800 oportunidades. Vale lembrar que desse quantitativo, 250 vagas são para provimento imediato e o restante para formação de cadastro reserva.
A expectativa é que o edital seja liberado ainda no primeiro semestre de 2023. O certame encontra-se em fase de fechamento de escolha da banca.
A fase objetiva teve as seguintes disciplinas:
Já o Teste de Aptidão Física contou com os seguintes exercícios: