O concurso Polícia Penal CE (Ceará) pode ter edital liberado a qualquer momento. Vale lembrar que há oferta de 600 vagas e o certame consta no orçamento do estado para 2023.
A governadora Izolda Cela autorizou a seleção e o Mauro Albuquerque, secretário de administração penitenciária, falou sobre o caso confirmando o quantitativo de vagas: “E agora mais uma novidade em primeira mão, a governadora autorizou o concurso para o ano que vem agora (2023), mais 600 e poucos policiais penais, justamente ela com a visão já de segurança pública, pensando em retirar policiais militares que ainda fazem a guarda externa nas guaritas, para poderem fazer nas ruas”.
Sendo assim, mediante a decisão, tudo indica que logo haverá a publicação da autorização do certame no Diário Oficial da União.
São funções do Agente Penitenciário, atual Policial Penal, a vigilância, custódia, guarda, escolta, assistência e orientação de pessoas recolhidas aos estabelecimentos penais estaduais. A remuneração é atrativa e segundo consta no Portal da Transparência do ano de 2013 a carga horária era de 40 horas semanais com valor de R$ 7 mil.
A composição da remuneração mensal inicial do cargo de Agente Penitenciário conta com vencimento atribuído à referência 1 do Grupo de Atividades de Apoio Administrativo Operacional – ADO, da Carreira de Segurança Penitenciária mais Gratificação de Atividades Especiais e de Risco – GAER e Adicional Noturno, neste caso, somente quando o Agente estiver submetido ao plantão no período noturno.
O último edital aconteceu em 2017 e na ocasião ofertadas 1.000 vagas para o cargo de Agente Penitenciário, sendo 850 para candidatos do sexo masculino e 150 para candidatas do sexo feminino. Além da prova objetiva, os candidatos foram submetidos pelas etapas de:
A fase objetiva teve as seguintes disciplinas:
Já o Teste de Aptidão Física contou com os seguintes exercícios: