A expectativa em torno da abertura do concurso público da Polícia Militar de Pernambuco (Concurso PM PE Oficiais 2018) só aumenta. O documento de abertura está previsto para ser publicado ainda no primeiro trimestre deste ano, ou seja, até o mês de março. As oportunidades serão destinadas ao Curso de Formação de Oficiais (CFO), com requisito de nível superior e salários de até R$ 5mil. O edital contará com 60 vagas.
A comissão do concurso também já está pronta e é composta pela Gestora Governamental – Chefe do Núcleo de Concursos e Seleções Públicas, Alessandra de Melo Rodrigues, o Gestor Governamental – Assessor da Gerante Geral de Apoio Técnico e Jurídico ao Gabinete, Leonardo Henrique Fernandes Bezerra, o Ten. Cel. PM – Dretor Adjunto da DEIP/PMPE, Divaldo Augusto Almeida Bastos de Figueiredo, o Major BM – Chefe da DFEA – CBMPE, Eduardo Araripe Pacheco de Souza, Major BM – Chefe da Unidade de Cadastros, Publicações e Lançamentos da GICAP/GGABC/SDS, Jose Jailton Siqueira de Melo, e o Major PM – Chefe da Unidade de Apoio de Ensino da GICAP/GGAIIC/SDS, Benoni Cavalcanti Pereira.
Rumores davam conta quem o Instituto de Apoio à Fundação Universidade de Pernambuco (IAUPE) seria o organizador do certame. No entanto, a empresa ainda não foi confirmada. A confirmação da banca sairá em publicação no Diário Oficial do Estado.
O edital está previsto, com previsão de ser publicado no primeiro trimestre. As inscrições no concurso serão realizadas no site da organizadora, que ainda será conhecida. A taxa de inscrição, cujo valor ainda será divulgado, deverá ser pago na agência bancária estipulada no boleto.
O último concurso da Polícia Militar de Pernambuco para Oficiais foi realizado em 2014. Sob organização da UPENEt, os inscritos no certame foram avaliados por provas objetivas (todos) e teste de saúde, exames físicos e psicológicos, aprovados na primeira etapa.
As provas objetivas contaram com questões de língua portuguesa, língua estrangeira (inglês ou espanhol), conhecimento de informática, raciocínio lógico, direitos constitucional, administrativo, civil, penal, penal militar, processual penal, processual penal militar e direitos humanos.
Os aprovados em todas as etapas foram convocados para matrícula no curso de formação de oficiais, iniciando as atividades teóricas e práticas como alunos-oficiais, enquadrando-se nos quadros da carreira militar na PM. O curso, que antes durava três anos, agora é realizado em 18 meses, no Campus de Ensino Mata (Cemata), antiga Academia de Polícia Militar de Paudalho, na Mata Norte.
Durante o curso, alunos terão aulas teóricas e práticas em disciplinas específicas da atividade de policial militar, como instruções e treinamentos militares, direitos humanos, planejamento e gestão de recursos humanos, materiais e financeiros, abordagem e tiro policial, entre outras.