Concursos Abertos

Concurso Polícia Federal PF 2021 tem mais de 100 mil ausentes nas provas

De acordo com informações do Cebraspe, banca organizadora do concurso público da Polícia Federal (Concurso PF 2021), o índice de faltosos nas provas objetivas e discursivas foi de 32,82%. A informação foi confirmada pela banca ao site Folha Dirigida.

O concurso da PF recebeu um total de 321.615 inscritos. No entanto, 105.554 faltaram as provas. Seguem na disputa 216.061 candidatos. O número de faltas por cargo não foi revelado.

As avaliações foram aplicadas no último domingo, 23 de maio, em todo o país. O alto índice de abstenção pode ter sido consequência da aplicação dos exames em meio à pandemia da Covid-19.

Gabaritos saem nesta terça, 25

Agora, a expectativa é pela liberação dos gabaritos, que devem ser divulgados nesta terça-feira (25), a partir das 19 horas. O acesso às respostas será dado apenas ao candidato, em uma consulta individual. O certame visa o preenchimento de 1.500 vagas.

Quem não concordar com alguma das repostas divulgadas poderá interpor recurso. Segundo o cronograma da PF, os candidatos poderão entrar com recurso nos dias 26 e 27 de maio. Para recorrer das respostas, o candidato deverá utilizar o Sistema Eletrônico de Interposição de Recurso, disponível no site do organizador, e seguir as instruções do site.

Etapas do concurso

O concurso da Polícia Federal 2021 será regido por este edital e executado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) e pela Polícia Federal. A seleção para os cargos de que trata este edital compreenderá as seguintes etapas, conforme especificado a seguir:

A primeira etapa do concurso público destina-se à admissão à matrícula no Curso de Formação Profissional e abrangerá as seguintes fases, de responsabilidade do Cebraspe:

  • a) prova objetiva, para todos os cargos, de caráter eliminatório e classificatório;
  • b) prova discursiva, para todos os cargos, de caráter eliminatório e classificatório;
  • c) exame de aptidão física, para todos os cargos, de caráter eliminatório;
  • d) avaliação médica, para todos os cargos, de caráter eliminatório;
  • e) prova oral, somente para o cargo de Delegado de Polícia Federal, de caráter eliminatório e classificatório;
  • f) prova prática de digitação, somente para o cargo de Escrivão de Polícia Federal, de caráter eliminatório;
  • g) avaliação de títulos, somente para o cargo de Delegado de Polícia Federal, de caráter classificatório; e
  • h) primeiro momento da avaliação psicológica, para todos os cargos, sem caráter eliminatório.

A segunda etapa do concurso público consistirá de curso de formação profissional, de caráter eliminatório, de responsabilidade da Academia Nacional de Polícia, a ser realizado no Distrito Federal, podendo ser desenvolvidas atividades, a critério da Administração, em qualquer unidade da Federação.

Durante a execução da segunda etapa do concurso público, Curso de Formação Profissional, será realizado o segundo momento da avaliação psicológica, de caráter eliminatório, de responsabilidade do Cebraspe, que atuará sob supervisão da Polícia Federal.

A prova objetiva, a prova discursiva, o exame de aptidão física, a prova prática de digitação, a avaliação médica, o primeiro momento da avaliação psicológica, a avaliação de títulos, para todos os candidatos, bem como o procedimento de heteroidentificação dos candidatos que se autodeclararem negros e a avaliação biopsicossocial dos candidatos que se declararem com deficiência serão realizados em todas as capitais e no Distrito Federal.

A prova oral, aplicada apenas para o cargo de Delegado de Polícia Federal, será realizada somente em Brasília/DF.

Prova objetiva do agente:

Bloco I, com 60 questões: Língua Portuguesa, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Penal e de Direito Processual Penal, Legislação Especial, Estatística e Raciocínio Lógico.

Bloco II, com 36 questões: Informática

Bloco III, com 24 questões: Contabilidade Geral

Prova objetiva do escrivão:

Bloco I, com 60 questões: Língua Portuguesa, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Penal e de Direito Processual Penal, Legislação Especial, Estatística e Raciocínio Lógico.

Bloco II, com 36 questões: Informática

Bloco III, com 24 questões: Contabilidade Geral e Arquivologia

Prova objetiva do papiloscopista:

Bloco I, com 60 questões: Língua Portuguesa, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Penal e de Direito Processual Penal, Legislação Especial, Estatística e Raciocínio Lógico.

Bloco II, com 36 questões: Informática.

Bloco III, com 24 questões: Biologia, Física e Química.

Critérios

De acordo com o edital da PF 2021, será aprovado na prova objetiva de agente, escrivão e papiloscopista o candidato que obtiver pelo menos 48 pontos na prova, além de, no mínimo, seis pontos no bloco I, três no bloco II e dois no bloco III.

Para o cargo de Delegado, serão cobradas 120 questões na prova objetiva de Direito Administrativo Direito Constitucional, Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Empresarial, Direito Internacional Público e Cooperação Internacional, Direito Penal, Direito Processual Penal, Criminologia, Direito Previdenciário, Direito Financeiro e Tributário.

Será aprovado na objetiva do delegado o candidato que obtiver pelo menos 48 pontos na prova. O resultado da avaliação objetiva está previsto para 9 de abril.

O exame discursivo também vai variar de acordo com a carreira. Todos os cargos, exceto o delegado, realizarão um texto dissertativo de no máximo 30 linhas. O delegado, por sua vez, terá pela frente três questões dissertativas e a elaboração de peça profissional.

Mais de 4 mil provas discursivas serão corrigidas

O edital de concurso da Polícia Federal terá um quantitativo considerável de provas discursivas corrigidas. De acordo com o edital do concurso, serão 4.507 provas discursivas corrigidas, se somados todos os quatro cargos, sendo:

Agente – 2.675 provas corrigidas
Escrivão – 1.200 provas corrigidas
Delegado – 376 provas corrigidas
Papiloscopista – 256 provas corrigidas

Teste de Aptidão Física (TAF) do concurso da PF

O teste físico do concurso PF será obrigatório para todos os candidatos e terá caráter eliminatório. Vale destacar que somente serão convocados os aprovados na prova discursiva.

O exame está previsto para ser realizado nos dias 1 e 2 de maio. Veja o que será cobrado:

• Teste em barra fixa;
• Teste de impulsão horizontal;
• Teste de natação (50 metros);
• Teste de corrida de 12 minutos.

Validade

O prazo de validade do concurso será de dois anos, a contar da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.