A espera finalmente terminou! O delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo, Artur Dian, anunciou a esperada publicação dos editais do concurso PC SP no Diário Oficial do Estado. O anúncio oficial foi feito através de um vídeo nas redes sociais do secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite.
“O concurso com 3.500 vagas terá editais publicados no Diário Oficial de amanhã, 1º de setembro. Convido a todos para participarem desse certame e ingressarem na nossa querida Polícia Civil“, disse o delegado-geral.
As inscrições para o concurso PC SP estão previstas para começar no dia 11. A realização do concurso da Polícia Civil SP é esperada há meses e ganhou força nas últimas semanas com a contratação da Fundação Vunesp como banca organizadora da seleção. Este era um dos grandes entraves para a publicação dos editais.
As 3.500 vagas autorizadas para o novo concurso serão para carreiras de nível superior, com exigência também da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A corporação não estabelece altura para ingresso em seus quadros. Contudo, para ser policial civil, há necessidade de ter, no mínimo, 18 e, no máximo, 75 anos de idade.
Os aprovados no concurso já terão direito a salários iniciais de até R$15 mil. Em junho, foi sancionada a Lei Complementar 1.384/2023, que reajustou os valores pagos aos policiais civis e militares.
A seguir, veja a distribuição das vagas por cargo e salários iniciais:
Os valores incluem os vencimentos básicos reajustados, gratificação pelo Regime Especial de Trabalho Policial (RETP) e Adicional por Direção da Atividade de Polícia Judiciária, no caso de delegados.
As provas do concurso estão previstas para ocorrer entre novembro e dezembro. As avaliações objetivas e discursivas de escrivão e investigador serão realizadas no mesmo dia. Para médico legista e perito criminal, os exames também ocorrerão na mesma data (diferente dos demais cargos). E, na sequência, será a prova de delegado.
Na parte da manhã, os candidatos a todos os cargos serão submetidos às questões objetivas. Já no turno da tarde, será a vez de responder à prova escrita (discursiva). Também está confirmado que o próximo concurso Polícia Civil SP terá provas orais para todos os cargos.
O novo concurso deve trazer a mesma estrutura de provas das últimas seleções da Polícia Civil do Estado:
O conteúdo programático, por sua vez, poderá sofrer alteração pelas atualizações nas leis e a critério das bancas examinadoras.
Para investigador, escrivão, médico legista e perito criminal, as avaliações objetivas e discursivas serão aplicadas nas seguintes cidades:
No momento da inscrição, o candidato poderá escolher a cidade que deseja realizar a prova. Já para delegado, as avaliações serão apenas na capital de São Paulo.