A Polícia Civil do Tocantins vai abrir um novo edital de concurso público (Concurso PC TO 2022). Segundo informações da Secretaria de Segurança do Estado ao site Folha Dirigida, o documento de abertura do certame será liberado até novembro deste ano.
Atualmente, conforme informou a pasta, a Polícia Civil do Tocantins conta com um déficit estimado de 748 vagas, incluindo futuras aposentadorias nos próximos quatro anos (durante o prazo de validade do concurso). A carência está distribuída entre seis cargos, conforme disposto a seguir:
“A ideia é lançar o concurso com vagas respeitando a legalidade e assegurar vagas para cadastro de reserva para que ao longo de quatro anos sejam chamados os aprovados, suprindo assim as necessidades de vagas, sempre em conformidade com o limite prudencial previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal”, disse a pasta.
O Governador do Estado, Wanderlei Barbosa, assinou no dia 25 de maio, a autorização para escolha da banca organizadora do certame.
Uma banca organizadora será contratada para receber as inscrições, viabilizar e aplicar as etapas de seleção, como as provas objetivas.
De acordo com o governador, a abertura do novo concurso representa a preocupação da Gestão Estadual com o fortalecimento da Segurança Pública.
“Isso significa a reposição de homens e mulheres para a nossa Polícia Civil, fortalecendo as forças de Segurança Pública do Estado [SSP]. O secretário tem toda a autorização do Governo para dar andamento ao concurso”, reforçou Barbosa.
O secretário da SSP, Wlademir Costa, também falou dos preparativos do concurso PC-TO e da importância do apoio do Governador às ações da pasta.
“Estamos com uma comissão formada e trabalhando com muito empenho nos trâmites de realização desse concurso, que é tão aguardado. Esse apoio só confirma o desejo desse Governo de ver nossa Polícia Civil mais forte, como mais qualidade de trabalho, o que afeta diretamente o serviço prestado à população. Faremos de tudo para que este certame saia ainda neste ano”, disse.
Uma nova comissão foi formada para os preparativos do certame da corporação, conforme informação passada no dia 19 de janeiro pela Secretaria de Segurança Pública do Estado. O novo grupo de trabalho tem a seguinte composição:
O último edital do concurso PC-TO foi divulgado em 2014. Na ocasião, a seleção trouxe 515 vagas para carreiras de nível superior, distribuídas da seguinte maneira:
O cargo de Delegado requer Bacharelado em Direito para inscrição. Já os agentes, escrivães e papiloscopistas exigiram dos candidatos graduação em qualquer área e habilitação na categoria B.
No caso de Agente de Necrotomia, o candidato deveria ter graduação em Enfermagem e ter também CNH categoria B. Os salários, na época, chegaram a R$10.735,28.
O concurso contou com provas objetivas e discursiva, exames médico e psicológico, teste de aptidão física e avaliação de títulos. Após isso, os aprovados nas etapas anteriores ainda passaram por um curso de formação.
O concurso foi homologado em 2017. O resultado final ficou válido por dois anos, mas foi prorrogado em 2019 por mais dois anos, ficando válido até março de 2021.