A Polícia Civil do Estado de Pernambuco vai abrir um novo edital de concurso público (Concurso PC PE 2022). De acordo com informações da deputada estadual, Gleide Ângelo, estão previstas pelo menos 1.000 vagas para o cargo de Agente de Polícia.
A partir do mês de setembro, os candidatos que aguardam o novo edital devem ter novidades, uma vez que no dia 31 de agosto se encerra o segundo quadrimestre, quando deverá ser definido e fechado o quantitativo exato de oportunidades.
Segundo informações de Gleide, o concurso da PC-PE tem previsão de contar com 1.000 vagas. Ademais, ela confirmou que outros cargos serão contemplados, como delegado e escrivão.
Ademais, a partir do mês de setembro, com o governo estadual tendo concluído o estudo acerca do quantitativo de vagas do concurso, será definir o prazo previsto para publicação do edital PC-PE 2022.
A parlamentar também confirmou que o concurso da PC-PE 2022 vai contar com todas oportunidades em caráter imediato, ou seja, os aprovados serão convocados imediatamente. Contudo, segundo Gleide, o Governo do Estado deve realizar a separação de turmas. Ela confirmou que as informações foram confirmadas confirmadas pelo governador do estado, Paulo Câmara, em reunião com a deputada no dia 10 de agosto.
O Governo do Estado também prevê a abertura de novos editais de concursos públicos para o Corpo de Bombeiros e Polícia Científica.
A expectativa é que o edital de concurso público da Polícia Civil de Pernambuco seja publicado ainda neste ano de 2022. Contudo, antes dessa etapa, será necessário que o governo realize a definição do quantitativo de vagas. As provas e nomeações, por outro lado, só devem acontecer no ano de 2023.
A parlamentar também trouxe a informação de que todo o processo de autorização do concurso PC-PE está na Secretaria de Estado de Administração (SAD) para definições orçamentárias. A corporação já informou a necessidade de quantas vagas precisa.
Recentemente, o secretário de Defesa Social, Humberto Freire, informou que o sinal verde já foi dado pelo governador para toda essa etapa preliminar.
“Esse movimento de recompletamento continua, tanto que o governador Paulo Câmara já autorizou os estudos necessários para novos concursos para todos os cargos – tanto da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Científica. A SDS já está fazendo esses estudos para apresentar e poder, realmente desencadear esses novos concursos o mais breve possível.”
O concurso da PC-PE é aguardado desde 2020. A expectativa é que editais sejam lançados para os cargos de escrivão, agente, perito e auxiliar de legista, todos de nível superior. Veja alguns requisitos.
O último edital do concurso PC-PE foi aberto em 2016, quando contou com 966 vagas. As vagas foram distribuídas em dois editais, sendo um com 650 vagas para Polícia Civil e outro para Polícia Científica, com 316 oportunidades. O Cebraspe organizou o certame.
O concurso contou, ao todo, e a depender dos cargos, com oito etapas de avaliação: prova objetiva, prova discursiva, teste físico, avaliação psicológica, avaliação médica. investigação social e curso de formação.
As provas contaram com 60 a 100 questões de Conhecimentos Gerais e Específicos. O primeiro bloco variou conforme a área do cargo concorrido.
Nos Conhecimentos Gerais, foram abordados questões de Português, Raciocínio Lógico, Noções de Direito Penal, Noções de Direito Processual Penal e Estatuto dos policiais civis de Pernambuco.