Cresce a expectativa de realização do concurso da Polícia Civil do Estado da Bahia (Concurso PC BA 2017) para 1.000 vagas. Foi divulgado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira, 19 de dezembro, o resumo de dispensa de licitação para contratação da empresa organizadora do concurso da corporação. A expectativa é que o certame ofereça oportunidades para Delegado, Escrivão e Investigador.
A contratada para organizar o concurso da Polícia Civil da Bahia foi a Fundação VUNESP. O nome da empresa foi revelado na tarde desta terça-feira, 19, pelo governador da Bahia, Rui Costa, durante o programa Papo Correria em sua página no Facebook. Rui também informou que o edital PCBA está confirmado para os próximos 15 dias, ou seja, entre o final de dezembro ou início de janeiro.
O concurso da Polícia Civil da Bahia contará com 800 vagas para Investigador de Polícia, 82 para Delegado e 38 para Escrivão. No último edital, os salários oferecidos chegavam a até R$ 3.492,90, valor esse que será reajustado para o novo concurso. A jornada de trabalho é de 30 horas semanais. O último concurso, realizado em 2013, foi prorrogado até 14 de abril de 2016. Sendo assim, qualquer convocação para a corporação somente através de novo edital de concurso.
“Eu me reuni essa semana com os secretários de Segurança Pública, Administração e Fazenda. Eu ontem falava com um governador aqui do Nordeste e ele me dizia que não pagou o salário de outubro e não tem previsão para apagar o 13º salário. Mas nós batemos o martelo e faremos um concurso público com 1.000 vagas para a Polícia Civil, entre agentes e delegados”, afirmou Rui.
“Já autorizei o secretário de segurança pública, junto com o secretário de administração para preparar o concurso e, em breve, a gente deve publicar a empresa contratada para fazer o concurso e divulgar também as datas/prazos que o concurso seja realizado”, disse Rui, que também anunciou a progressão salarial para policiais civis e militares, Polícia Técnica e Corpo de Bombeiros com percentuais de 6% a 10% de ganho na remuneração. As tratativas junto à Secretaria da Administrição (Saeb) para realização do certame já estão sendo feitas.
A Polícia Civil do Estado da Bahia (PC-BA) terá um novo edital com um quantitativo considerável de vagas. Confira as atribuições dos cargos a seguir.
O Delegado deverá instaurar e presidir inquéritos policiais, formalizar o termo circunstanciado de ocorrência e outros procedimentos legais, instrumentos e atos oficiais, no âmbito de sua competência; exercer as atribuições previstas na legislação processual penal da competência da autoridade policial; planejar, dirigir, supervisionar e fiscalizar as atividades de investigação dos servidores policiais civis; planejar, dirigir, supervisionar, fiscalizar e avaliar as atividades operacionais e administrativas do órgão ou unidade policial sob sua direção; no curso de procedimentos, compete-lhe: expedir ordens de serviço, intimações e requisitar condução coercitiva, em caso de descumprimento injustificado; comparecer ao local de crime e requisitar a realização de exames periciais necessários para o esclarecimento do fato; representar pela instauração de incidente de sanidade mental do indiciado; representar à autoridade judiciária pela decretação de medidas cautelares, reais ou pessoais, ou ainda, quaisquer modalidades de prisões provisórias e pela concessão de mandados de busca e apreensão; solicitar, fundamentadamente, informações e documentos a entidades públicas e privadas; entre outras funções.
Já o Escrivão deverá lavrar os atos de inquéritos policiais, termos circunstanciados de ocorrência e outros procedimentos legais, contribuindo na gestão de dados, informações e conhecimentos; expedir, mediante requerimento de interessado e despacho da autoridade policial, de certidões e translados; zelar pela guarda de papéis, documentos, procedimentos, armas e munições sob sua responsabilidade e de objetos e instrumentos apreendidos vinculados aos inquéritos policiais, termos circunstanciados e outros procedimentos legais; ter a guarda e responsabilidade, mantendo atualizada a escrituração em livros e/ou banco de dados; emitir guia de recolhimento, quando legalmente autorizado e determinado por autoridade policial; preencher planilhas de controle de inquéritos, processos e boletins; entre outras tarefas.
Por fim, o Investigador deverá proceder à investigação criminal e ao exercício de Polícia Judiciária, exceto quando relacionadas à matéria sob jurisdição militar; participar do planejamento, coordenação, supervisão e fiscalização das atividades operacionais e administrativas do setor sob sua direção; participar de levantamento de local de crime e interagir na execução de atividade investigativa; zelar pela incolumidade de preso; cumprir diligências, mandados e outras determinações de autoridades policiais e/ou judiciárias competentes, sendo responsável pela produção de dados, informações e conhecimentos; entre outras atribuições.
Para participar do concurso da Polícia Civil (Concurso PC-BA), o candidato deve ter, no caso de Delegado, bacharel em Direito. Já Escrivão ou Investigador, é preciso ter diploma de nível superior em qualquer área. Lembrando que além das exigências de nível de ensino, os candidatos devem possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH), no mínimo na categoria ‘B’. A idade mínima para participação no certame é de 18 anos.
As inscrições no concurso da Polícia Civil PC-BA 2018 poderão ser feitas somente após a divulgação do edital, através do site da organizadora, a ser definida. A taxa de inscrição do último certame foi de:
R$150,00 para Delegado
R$120,00 para Escrivão e Investigador
No último concurso realizado, a responsável por receber as inscrições foi o organizador oficial do concurso: Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), antigo Cespe/Unb.
O salário inicial do Delegado será de R$10.778,77, enquanto os agentes têm remuneração inicial de R$3.568,61. Além disso, os servidores terão direito a diversos benefícios e estabilidade empregatícia.
A expectativa é que os aprovados neste concurso sejam convocados em julho de 2018. Antes disso, os candidatos deverão se preparar para realizar as etapas do concurso: provas objetivas e discursivas; se aprovado nesta etapa, exames médicos e teste de aptidão física; exames psicotécnicos e investigação social.
Além da prova objetiva, o candidato é submetido a Teste de Aptidão Física (TAF), exame biomédico, exame psicotécnico e avaliação de títulos. Por fim, o candidato ainda passará por uma investigação social e pessoal, de caráter eliminatório, realizado pela Polícia Civil em conjunto com a Saeb. As últimas avaliações foram aplicadas em Salvador, Barreiras, Itabuna, Juazeiro e Vitória da Conquista.
Para a classificação na prova objetiva, os candidatos precisaram obter nota mínima de 6 pontos na área de conhecimentos básicos, 21 em conhecimentos específicos, e 30 ao todo. Já na prova discursiva, foi necessário tirar o mínimo de 8 pontos.
Confira o edital de abertura do último concurso realizado pela Polícia Civil do Estado da Bahia (PC-BA), clicando aqui.
O Notícias Concursos já realiza um levantamento de previsão de abertura do próximo concurso da Polícia Civil do Estado da Bahia. Qualquer novidade o site trará todas as informações!
Apostila Polícia Civil PC-BA- Escrivão e Investigador de Polícia