Na última sexta-feira, 16 de setembro de 2016, o Governador Waldez Góes deu uma ótima notícia para os concurseiros que almejam uma vaga na segurança pública. De acordo com Góes, os editais de concurso da Polícia Militar (Concurso PM-AP 2016) e Polícia Civil (Concurso PC-AP 2016) serão divulgados até o final deste ano. O anúncio foi feito durante uma cerimônia de promoção de praças e oficiais da PM.
O quantitativo de vagas para cada corporação ainda não foi informado. De acordo com o secretário de Segurança Pública do Estado, Gastão Calandrini, tudo irá depender da situação orçamentária. “A lei estabelece que apenas pessoas de nível superior tanto para PM quanto para bombeiros e polícia civil podem participar do processo. Além da PM será lançado também edital para a Polícia Civil para as áreas de escrivão, agentes e delegados”, frisou o secretário.
De acordo com o comando-geral da PM-AP, a corporação conta com um déficit de 3.000 homens. Atualmente o efetivo conta com 3.586 policiais diante da necessidade de 7.531, o que equivale a 48,5% do total.
O interessado deverá ter ao menos o nível superior para concorrer a uma das vagas. Os salários podem chegar a até R$ 12.531,11 para delegado.