Está confirmado! De acordo com a Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande Norte (Sesep-RN), o edital de concurso do Instituto Técnico Científico da Polícia (Concurso Polícia Científica RN 2016) será publicado até o final de dezembro com 48 vagas. Na oportunidade, a pasta também comunicou que serão abertas vagas para os Bombeiros, além da Polícia Militar e Polícia Civil do Estado.
Em entrevista realizada na última segunda-feira, 24 de outubro, o governador do Estado, Robinson Fari, confirmou que o concurso será divulgado até o final do ano. “Até dezembro estarão disponíveis todos os editais para o concurso da PM, Itep, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil”, frisou. O governador também já havia anunciado a necessidade de reforçar o quadro da Segurança do estado, inclusive informou que intenção do governo é contratar até 2018 cerca de três a quatro mil novos militares para suprir o déficit da corporação. Apesar de tudo, o único concurso que já possui banca organizadora definida é para os Bombeiros, e trata-se do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistente Nacional (Idecan).
A expectativa é que o concurso Polícia Científica RN 2016 ofereça vagas para perito criminal, médico-legista, psiquiatra e auxiliar de perícia. Os salários oferecidos pelo Instituto oscilam entre R$ 3,3 mil e R$ 7,2 mil. O concurso público da Polícia Científica do Rio Grande do Norte tem respaldo do art.22, da Lei Complementar nº 191, que veda o provimento de cargo público, admissão ou contratação de pessoal, mas ressalva a reposição decorrente de aposentadoria ou falecimento de servidores das áreas de educação, saúde e segurança.
A Polícia Científica tem a missão de coordenar as atividades do Instituto de Criminalística (IC), Instituto Médico-Legal (IML) e, na maioria das vezes, do Instituto de Identificação (II) da unidade da federação à qual faz parte. Geralmente, as Polícias Científicas estão subordinadas diretamente às Secretarias de Segurança Pública (ou órgãos equivalentes – salvo em alguns estados onde permanecem como integrantes da estrutura da Polícia Civil), trabalhando em estreita cooperação com as Polícias Civil e Militar. São dirigidas por Chefes de Polícia Científica, cargo privativo de peritos oficiais com autoridade científica em determinada área, denominados Peritos Criminais, Peritos Odontolegistas ou Perito Médico-legal.
A Polícia Científica é especializada em produzir a prova técnica (ou prova pericial), por meio da análise científica de vestígios produzidos e deixados durante a prática de delitos. Ela também edita normas, ações conjuntas e implementa políticas de atendimento à população.
Compete às Polícias Científicas, essencialmente:
Assim que o edital do concurso Polícia Científica RN 2016 for divulgado, confira todas as informações aqui no site.