O novo concurso PMERJ ( Polícia Militar do Rio de Janeiro) pode ter edital liberado a qualquer momento. O novo certame foi autorizado para duas mil vagas.
A formatura dos novos policiais aconteceu na última sexta-feira, 10 de março. A cerimônia ocorreu no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), com a presença do governador Cláudio Castro.
Cláudio deixou claro sobre o investimento na segurança pública do Rio de Janeiro: “Tiramos do segundo pior salário do Brasil para o terceiro melhor salário do Brasil. Estamos investindo em equipamentos, viaturas, estamos reformando todos os batalhões para que nosso policial tenha uma jornada digna”.
Os formandos foram aprovados em 2014. Contudo, só foram chamados anos depois. A atuação será no policiamento ostensivo e fortalecerão os programas do Estado. Vale lembrar que a Polícia Militar realizou, em dezembro de 2022, a chamada para última turma de caráter regular do concurso de 2014. Dessa maneira, a corporação já pode publicar um novo edital para ingresso de soldados.
A assinatura que aconteceu no dia 07 de fevereiro estabeleceu que o Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE) será o responsável pela realização do novo certame.
O cargo tem nível médio como requisito de escolaridade. Além disso, os candidatos precisam estar na faixa etária entre 18 e 32 anos.
É preciso também ter altura mínima de 1,60m para mulheres e 1,65m para homens, além de Carteira Nacional de Habilitação na categoria B ou superior. O regime de contratação é estatutário, no qual garante estabilidade para o cargo. A remuneração inicial para o cargo é de R$4.102,02.
Antes, o limite de idade estabelecida era de 30 anos. Contudo, a idade foi aumentada para 32 anos, de acordo com a Lei nº 9.546. Segundo o governador candidato À reeleição, Cláudio Castro, a autorização já foi dada, cabe a corporação adiantar os trâmites: “Eu já liberei. Já está com a Polícia Militar para eles terminarem o edital e entregarem. Toda a parte do governador já está autorizada. Cabe agora à própria Polícia Militar a liberação do concurso”.
Mediante as etapas e diálogos sobre a realização do certame, o secretário, o coronel Luiz Henrique Marinho afirmou que a intenção é que o edital seja liberado ainda este ano. “A gente trabalha para este ano lançar o edital para contratação de 2 mil policiais militares. Provavelmente a prova vai ser feita em 2023. Mas lançando o edital este ano já é um grande passo para que possam se preparar“, relatou o coronel.
Os candidatos do concurso PMERJ serão expostos ao total de sete etapas. Sendo que a primeira etapa é a prova objetiva. Veja a seguir a lista com as fases do concurso:
Além disso, os aprovados passarão pela etapa de formação, o Curso de Formação Profissional, etapa crucial para o certame. Tudo indica que a ordem das fases deva ser mantida levando em conta os editais anteriores, porém, o conteúdo programático deva ser alterado.
Contudo, três lei serão cobradas obrigatoriamente nas provas da PM do Rio de Janeiro. O governador Cláudio Castro sancionou a decisão por meio da lei 9.614/2022. As leis são:
O último edital foi liberado em 2014, no qual, houve a oferta de 6 mil vagas, divididas entre 5.400 foram para homens e 600 para mulheres. Foram cobradas 40 questões distribuídas pelas disciplinas de: Língua Portuguesa (10 questões); História (5 questões); Geografia (5 questões); Sociologia (5 questões); Informática (5 questões); Legislação de Trânsito (5 questões); Direitos Humanos (5 questões).
Além disso, cobrou uma redação dissertativa de 30 linhas. O certame não ofereceu vagas para deficientes, levando em conta a natureza do cargo.
O concurso PMERJ ( Polícia Militar do Rio de Janeiro) teve novos esclarecimentos sobre um dos trâmites mais importantes antes da liberação do edital.
Acontece que o certame está em fase de escolha da banca. Na quinta-feira, 29 de dezembro, foi revelado que o setor opinou “pela inexistência de óbice jurídico à contratação direta por dispensa de licitação”.
Com isso, a procuradora do Estado do Rio, Tânia de Sousa Elias, também aprovou o parecer jurídico. Tudo indica que a IBADE será a banca escolhida, já que foi apresentada a melhor proposta.
Mediante isso, vale lembrar que a corporação, inclusive, já elaborou uma minuta do contrato, restando apenas as assinaturas.
Apesar de não existir datas exatas, a Assessoria Jurídica informou que não tem datas confirmadas para liberação do edital.
Dentre as bancas que participaram para conseguir o cargo de organizadora da seleção foram: