Foi autorizada nesta segunda-feira, 16 de janeiro, a contratação da banca que será responsável pela organização do concurso PMERJ. O despacho com a autorização foi publicado no Diário Oficial do Rio de Janeiro nesta manhã.
A autorização veio do diretor geral de pessoal, Claudio de Bessa Halicki, na qualidade de ordenador de despesas.
A banca que apresentou a melhor proposta e, portanto, deverá ser a contratada é o Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (ABADE).
No total, nove bancas apresentaram propostas para o concurso PMERJ. São elas:
A contratação acontece por dispensa de licitação. A minuta do contrato já está pronta e resta agora apenas a assinatura do contrato.
O próximo passo é a publicação oficial e definitiva do edital PMERJ no Diário Oficial do estado.
Se contratado, como tudo indica, o IBADE será o responsável por processar e recolher todas as inscrições, além de estar a frente da organização e aplicação das provas e demais etapas do certame, de acordo com o que constar em edital.
De acordo com a autorização do Governo do Rio de Janeiro, feita em 2022, serão ofertadas 2 mil vagas para o cargo de soldado.
Desse total, 200 são para o sexo feminino e outras 1800 para o sexo masculino.
Para se candidatar os interessados devem ter ensino médio completo, além de idade entre 18 e 32 anos no ato da inscrição.
Os interessados em concorrer a uma das vagas ainda precisam ter altura mínima de 1,65 metro para candidatos do sexo masculino e 1,60 metro para candidatos do sexo feminino.
A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria B ou superior também é exigência para o cargo.
Entre o quantitativo de vagas estão previstas cotas para negros, índios e pessoas com insuficiência econômica.
O salário previsto para o cargo de soldado PMERJ é de R$ 4 mil.
Os candidatos inscritos no concurso PMERJ serão avaliados por meio de nove etapas distintas, sendo apenas duas de responsabilidade do IBADE. As demais fases serão realizadas diretamente pela Policia Militar do Rio de Janeiro. Confira as etapas:
A prova objetiva contará com 50 questões de múltipla escolha sobre língua portuguesa, matemática, noções de direitos humanos, noções de direito administrativo e legislação aplicada a PMERJ, noção de direito penal e processo penal.
Demais informações acerca do concurso serão divulgadas posteriormente com a publicação do edital.