Concursos Previstos

Concurso PMERJ avança e oficializa banca; edital a qualquer momento

O concurso PMERJ (Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro) anuncia que a banca foi oficialmente contratada. O extrato contratual foi divulgado nesta quarta-feira, 08 de fevereiro.

A assinatura que aconteceu no dia 07 de fevereiro estabeleceu que o Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE) será o responsável pela realização do certame.

Requisitos do concurso PMERJ

O cargo tem nível médio como requisito de escolaridade. Além disso, os candidatos precisam estar na faixa etária entre 18 e 32 anos.

É preciso também ter altura mínima de 1,60m para mulheres e 1,65m para homens, além de Carteira Nacional de Habilitação na categoria B ou superior. O regime de contratação é estatutário, no qual garante estabilidade para o cargo. A remuneração inicial para o cargo é de R$4.102,02.

Antes, o limite de idade estabelecida era de 30 anos. Contudo, a idade foi aumentada para 32 anos, de acordo com a  Lei nº 9.546. Segundo o governador candidato À reeleição, Cláudio Castro, a autorização já foi dada, cabe a corporação adiantar os trâmites: “Eu já liberei. Já está com a Polícia Militar para eles terminarem o edital e entregarem. Toda a parte do governador já está autorizada. Cabe agora à própria Polícia Militar a liberação do concurso”.

Mediante as etapas e diálogos sobre a realização do certame, o secretário, o coronel Luiz Henrique Marinho afirmou que a intenção é que o edital seja liberado ainda este ano. “A gente trabalha para este ano lançar o edital para contratação de 2 mil policiais militares. Provavelmente a prova vai ser feita em 2023. Mas lançando o edital este ano já é um grande passo para que possam se preparar“, relatou o coronel.

Etapas do certame

Os candidatos do concurso PMERJ serão expostos ao total de sete etapas. Sendo que a primeira etapa é a prova objetiva. Veja a seguir a lista com as fases do concurso:

  1. Exame intelectual (prova objetiva e redação);
  2. Avaliação psicológica;
  3. Exame antropométrico;
  4. Teste de aptidão física (TAF);
  5. Exame toxicológico;
  6. Exame médico;
  7. Investigação social e documental.

Além disso, os aprovados passarão pela etapa de formação, o Curso de Formação Profissional, etapa crucial para o certame. Tudo indica que a ordem das fases deva ser mantida levando em conta os editais anteriores, porém, o conteúdo programático deva ser alterado.

Contudo, três lei serão cobradas obrigatoriamente nas provas da PM do Rio de Janeiro. O governador Cláudio Castro sancionou a decisão por meio da lei 9.614/2022. As leis são:

  • Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006 – Lei Maria da Penha;
  • Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003 – Estatuto do Idoso;
  • Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015 – Estatuto da Inclusão da Pessoa com Deficiência

Quando foi o último concurso PMERJ?

O último edital foi liberado em 2014, no qual, houve a oferta de 6 mil vagas, divididas entre 5.400 foram para homens e 600 para mulheres. Foram cobradas 40 questões distribuídas pelas disciplinas de: Língua Portuguesa (10 questões); História (5 questões); Geografia (5 questões); Sociologia (5 questões); Informática (5 questões); Legislação de Trânsito (5 questões); Direitos Humanos (5 questões).

Além disso, cobrou uma redação dissertativa de 30 linhas. O certame não ofereceu vagas para deficientes, levando em conta a natureza do cargo.

Como foi a escolha da banca?

O concurso PMERJ ( Polícia Militar do Rio de Janeiro) teve novos esclarecimentos sobre um dos trâmites mais importantes antes da liberação do edital.

Acontece que o certame está em fase de escolha da banca. Na quinta-feira, 29 de dezembro,  foi revelado que o setor opinou “pela inexistência de óbice jurídico à contratação direta por dispensa de licitação”.

Com isso, a procuradora do Estado do Rio, Tânia de Sousa Elias, também aprovou o parecer jurídico. Tudo indica que a IBADE será a banca escolhida, já que foi apresentada a melhor proposta.

Mediante isso, vale lembrar que a corporação, inclusive, já elaborou uma minuta do contrato, restando apenas as assinaturas.

Apesar de não existir datas exatas, a Assessoria Jurídica informou que não tem datas confirmadas para liberação do edital.

Dentre as bancas que participaram para conseguir o cargo de organizadora da seleção foram:

  • Fundação Getulio Vargas (FGV);
  • Instituto Access;
  • Instituto AOCP;
  • Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE);
  • Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC);
  • Instituto de Avaliação Nacional (IAN);
  • Instituto de Desenvolvimento e Capacitação (IDCAP);
  • Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan);
  • Instituto Selecon.