O concurso PMDF (Polícia Militar do Distrito Federal) voltou a ser pauta após manifestações violentas e invasão de manifestantes bolsonaristas na Esplanada dos Ministérios.
Isso porque, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou intervenção federal no último domingo, 08 de janeiro de 2023. Contudo, essa ação pode influenciar na liberação do edital? Se sim, de que forma?
Pois bem, mediante decisão do atual presidente, a ação pode atrasar a liberação do edital, já que a Polícia Militar, assim como a Polícia Civil do Distrito Federal estão sobre comando do interventor, Ricardo Capelli.
Entre as pessoas que provavelmente poderão ser mais prejudicadas com a ação são aquelas que estão no limite da idade pré-estabelecida. Os interessados devem ter no máximo 30 anos, até o momento de inscrição da seleção.
De acordo com o inciso III da Contituição Federal de 1988, a intervenção federal tem como principal função: “pôr termo a grave comprometimento da ordem pública”.
Sendo assim, de acordo com a Lei, a intervenção federal pode ser estabelecida:
O presidente Lula estabeleceu intervenção federal até o dia 31 de janeiro devido aos atos de vandalismo praticados no Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal (STF) e Palácio do Planalto.
O certame anuncia que foi criada uma comissão fiscalizadora. O grupo terá a função de analisar e observar o contrato com a banca Instituto AOCP, empresa organizadora da seleção. As informações foram publicadas nesta segunda-feira, 19 de dezembro.
É bom destacar que o para o concurso PMDF de oficiais, o aval visa o preenchimento de 46 vagas, com provimento previsto para a partir de janeiro de 2023. Já para soldado, a oferta é de 2.100 vagas com previsão de entrada em setembro de 2023.
Os certames devem ser compostos de cinco ou seis etapas. Além da fase objetiva, etapa preambular, caráter eliminatório e classificatório, a seleção deve conter as seguintes etapas:
A fase inicial vai conter também prova discursiva, redação realizada por todos os candidatos. Estima-se que o certame receba cerca de 50 mil inscrições. Além de ter nível superior, é preciso seguir outros requisitos, como por exemplo: