O novo concurso PM SP (Polícia Militar do Estado de São Paulo) está cada dia mais perto. Isso porque foi publicado no Diário Oficial desta quarta-feira, 17 de maio, os nomes dos membros da comissão que serão responsáveis por acompanhar todos os trâmites do certame.
De acordo com o documento, seis policiais militares foram designados para compor a comissão. São eles:
Presidente
Suplente
Vice-presidente
Suplente
Coordenação técnica
Suplente
Vale lembrar que o concurso PM SP já está autorizado pelo governador desde o dia 11 de abril. A banca também está definida. Quem ficará a frente do certame será a Fundação Vunesp.
Ao todo, o concurso irá ofertar 200 vagas para a carreira de oficial da polícia militar. Os requisitos mínimos para o cargo são:
O salário inicial de um Aluno Oficial PM é de R$ 3.029,36. Após a conclusão do curso de formação, o aluno passa para o posto de Aspirante-a-Oficial PM, onde a remuneração prevista atualmente é de R$ 7.162,42.
O último concurso para oficial da PM SP foi realizado em 2021 e ofertou 220 vagas. Na época, a Vunesp também foi a responsável pelo certame.
Os candidatos foram avaliados por meio de provas de conhecimentos, exames de aptidão física, exames de saúde, exames psicológicos, avaliação da conduta social e análise de documentos.
A Polícia Civil do Estado de São Paulo também terá concurso em breve. O certame já está autorizado, a comissão está formada e a banca definida. A Fundação Vunesp também estará a frente desse concurso.
O contrato está em fase de elaboração e assim que passar pelo departamento jurídico será publicado oficialmente no Diário Oficial do Estado.
Após a publicação do contrato, a expectativa do governo estadual é que o edital do concurso PC SP seja publicado até junho deste ano, ou seja, a menos de um mês.
O concurso PC SP contará com dois editais diferentes. Um deles será destinado aos cargos de escrivão, investigador, médico legista e perito criminal, enquanto outro edital está previsto para ser lançado apenas para o cargo de delegado.
Ao todo, o novo concurso da Polícia Civil de São Paulo ofertará 3.500 vagas. As oportunidades estão distribuídas entre cargos de delegado, médico legista, perito criminal, investigador e escrivão.
O número total de vagas e os respectivos cargos já foram divulgados, confira a seguir:
O salário inicial previsto para os cargos, de acordo com o Unidade Central de Recursos Humanos do Governo do Estado de SP, é de:
Vale lembrar que o concurso PC SP foi autorizado em 2022 pelo então governador Rodrigo Garcia.
No dia 17 de abril foi divulgada no Diário Oficial do Estado a lista completa com os nomes dos integrantes das comissões responsáveis por cada carreira.
Confira a seguir a lista completa das comissões formadas para o concurso PC SP 2023:
Comissão para o cargo de Delegado:
Comissão para o cargo de Investigador:
Comissão para o cargo de Escrivão de Polícia:
Comissão para o cargo de Médico Legista:
Comissão para o cargo de Perito Criminal:
Também foi aprovada a lista com o nome dos professores que ficarão responsável pela prova oral do concurso. Confira a seguir:
O último concurso PC SP foi realizado ano passado e ofertou 2939 vagas distribuídas entre os seguintes cargos:
O certame foi organizado pela Fundação Vunesp. As provas foram aplicadas em maio e junho de 2022.