A Polícia Militar do Rio Grande do Norte faz saber aos interessados a abertura de novo edital de concurso público (Concurso PM RN 2022) para o preenchimento de vagas na carreira de Oficiais. O Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) tem a responsabilidade do certame.
O edital do concurso PM-RN 2022 para Oficiais vai contar, ao todo, com 132 vagas. Desse total, 106 são destinadas para ampla concorrência e 26 para negros. Não há divisão entre homens e mulheres.
Para concorrer a uma das vagas do concurso PM-RN para Oficiais, o candidato precisa possuir curso de bacharelado em Direito, ter nascido a partir do dia 1º de janeiro de 1992 (30 anos) e possuir, no mínimo, 1m65 de altura, se for do sexo masculino, ou 1m60, se for do sexo feminino.
Vale destacar, contudo, que a idade máxima, de 30 anos, não é requisito para candidatos dos quadros das corporações militares do Rio Grande do Norte. A remuneração inicial é de R$5.357,73.
A inscrição do concurso PM RN 2022 para Oficiais poderá ser realizada no período compreendido entre 10 horas do dia 04 de julho e 23 horas do dia 1º de agosto de 2022, por meio do site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) .
A taxa de inscrição para participar do concurso vai custar R$188, devendo ser paga até o dia 2 de agosto.
Segundo o edital, podem solicitar isenção da taxa:
Vale destacar que o pedido de isenção da taxa de inscrição do concurso PM-RN deverá ser realizado entre 16 horas do dia 04 de julho até as 23 horas do dia 06 de julho, no site da banca .
O concurso público da Polícia Militar do Rio Grande do Norte (Concurso PM RN para Oficiais 2022) vai contar com prova objetiva, teste de aptidão física (TAF), avaliação psicológica, prova de títulos, investigação social, inspeção de saúde e entrevista de heteroidentificação.
As provas objetivas e discursivas do concurso PM-RN de Oficiais 2022 serão aplicadas no dia 04 de setembro de 2022, nas cidades de Caicó, Natal, Mossoró e Pau dos Ferros.
O exame objetivo vai contar com 90 questões, distribuídas entre nove disciplinas. Serão 10 questões para cada matéria:
Segundo o edital, para obter aprovação, o candidato precisa de 40% por disciplina e 60% no total da prova.
Ademais, o edital confirma que somente serão corrigidas as discursivas dos candidatos que forem habilitados na objetiva e que estiverem classificados dentro do limite de três vezes do total de oportunidades, ou seja, até a 317ª posição para a ampla concorrência e a 79ª para as vagas reservadas.
Os aprovados serão convocados, no dia 14 de outubro, para as demais etapas, a serem realizadas em Natal. Conforme o cronograma, o TAF será aplicado no dia 21 de outubro.
Somente serão corrigidas as Provas Discursivas dos candidatos que foram habilitados na Prova Objetiva e que estejam classificados dentro do limite de 3 vezes do total de vagas.
A prova discursiva será constituída de uma Redação, cujo tema será fornecido no momento da Prova Objetiva. Para seu desenvolvimento, o candidato deverá redigir de 20 a 30 linhas.
A Discursiva terá caráter eliminatório e classificatório e será avaliada na escala de 0 a 10 pontos, considerando-se HABILITADO o candidato que nela obtiver nota igual ou superior a 6 pontos.
A avaliação psicológica está prevista para acontecer no dia 23 de outubro de 2022 e tem o o intuito de avaliar o perfil psicológico do candidato, a fim de verificar sua capacidade de adaptação e seu potencial de desempenho positivo, serão definidos segundo os critérios objetivos e os parâmetros estabelecidos pela definição do perfil profissiográfico, considerando:
A validade do concurso será de 90 dias, com possibilidade de prorrogação por igual período.