Em breve será divulgado uma ótima oportunidade na carreira policial. De acordo com a assessoria da Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PM-RN), o edital de concurso público será divulgado ainda no mês de junho.
A declaração vai ao encontro da decisão do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) que decidiu, em sessão realizada no dia 25 de março, que o Estado do Rio Grande do Norte pode realizar concurso público para repor policiais militares que entraram na reserva ou foram demitidos, mesmo estando acima do limite legal de gastos com pessoal. A decisão é fruto de consulta enviada à Corte de Contas pela secretária estadual de Segurança Pública e Defesa Social, Kalina Leite. O processo foi relatado pelo presidente do Tribunal, conselheiro Carlos Thompson Fernandes.
Os aprovados no concurso PM-RN 2016 estarão aptos aos cursos que serão abertos ainda esse ano, o chamado CFSD (Curso de Formação de Soldados), aberta ao público civil com idade limite de 30 anos, tendo a disponibilidade de 2000 vagas, sendo as mesmas divididas por região, ou seja, os candidatos no ato da inscrição manifestarão sua intenção de concorrer nos locais onde irão ser formados e onde desempenharão suas funções policiais. Já o CHO (Curso de Habilitação a Oficiais) destinados a primeiros sargentos e subtenentes PM, com 40 vagas sem limite de idade para os referidos praças, e o CFO (Curso de Formação de Oficiais) com 40 vagas abertas ao público civil e militar, sendo que aos militares estaduais do RN não será cobrado o limite de idade.
O salário de Soldado da PM-RN será de R$ 2.900 mil reais após o curso formação, enquanto na função de 2º Tenente (primeiro posto na carreira do oficial), o subsídio chega R$ 7.900 reais mensais após o curso de formação. (Valores referentes a março de 2016).