A Polícia Militar do Rio de Janeiro (PM-RJ) adiou o edital de convocação dos 800 aprovados no concurso de Soldado, realizado em 2014. O documento estava previsto para sair em abril. Em nota, a corporação confirmou a alteração do cronograma, mas sem alterar a meta de incorporar 3 mil novos soldados durante este ano.
Agora, os 800 futuros policiais foram redistribuídos para junho (500). Além dos demais meses que já constavam na previsão inicial. Em fevereiro, a corporação já havia chamado os 500 concursados para iniciarem as aulas no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP).
Agora, pelo novo cronograma, estão previstas outras cinco turmas de 500 alunos nos meses de junho, julho, agosto, novembro e dezembro de 2019. A Secretaria de Estado de Polícia Militar teve que atender a uma necessidade de garantir que os candidatos possam cumprir o curso de formação em condições adequadas, já que o Estado passa por uma crise econômica no Rio de Janeiro, o que acaba gerando falta de investimentos em manutenção nas instalações do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP).
Por isso, o Centro de Ensino de Policiais da corporação perdeu a capacidade de atendimento integral. Segundo a corporação, o CFAP possui cinco companhias de ensino, cada uma com capacidade para atender 500 alunos.
“Nossa principal preocupação é oferecer instalações compatíveis para formação dos futuros praças. Nosso curso de formação não se resume a salas de aula. Precisamos estar em condições de atender outras demandas, como alojamento, alimentação, munição, armamentos, instrutores, fardamento, entre outros itens”, disse o comandante do CFAP, coronel Marcelo Teixeira.
O chamamento dos candidatos aprovados favorece o novo concurso da PM-RJ, já que a corporação confirmou que para o edital ser publicado, todos os aprovados no último certame deverão ser convocados. O coronel Mauro Fliss adiantou que os estudos de um novo concurso para soldados já começaram. “Já estão sendo feitos estudos internos para a realização desse concurso. É só uma questão de chamar os aprovados da última seleção para poder lançar um novo edital”.
O último concurso da Polícia Militar-RJ foi divulgado em 2014, quando contou com nada menos que 6 mil vagas para Soldado, sendo 5.400 para os homens e 600 para as mulheres. A Exatus Promotores de Eventos e Consultoria coordenou o certame.
O concurso da PM-RJ foi composto por Exame Intelectual, mediante a aplicação de prova objetiva e Redação, de caráter eliminatório e classificatório, de responsabilidade da organizadora; Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório, de responsabilidade da organizadora; Exame Antropométrico de caráter eliminatório, de responsabilidade da PMERJ; Teste de Aptidão Física (TAF), de caráter eliminatório, de responsabilidade da PMERJ; Exame Toxicológico, de caráter eliminatório, de responsabilidade da PMERJ; Exames Médicos, de caráter eliminatório, de responsabilidade da organizadora; e Investigação Social e Documental, de caráter eliminatório, de responsabilidade da PMERJ.
As provas objetivas foram aplicadas em Angra dos Reis, Arraial do Cabo, Campos dos Goytacazes, Itaperuna, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, São Gonçalo, Teresópolis e Volta Redonda.
A prova objetiva contou com questões de Língua Portuguesa (10), Sociologia (05), Geografia (05), História (05), Legislação de Trânsito (05), Informática (05) e Direitos Humanos (05). A Prova Objetiva de Múltipla Escolha foi composta de 40 (quarenta) questões distribuídas pelas disciplinas, sendo que cada questão contou com (quatro) alternativas com letras de A à D e com uma única resposta correta, totalizando um máximo de 40 (quarenta) pontos, conforme o quadro abaixo.
Foi reprovado na Prova Objetiva de Múltipla Escolha e, consequentemente, eliminado do concurso o candidato que não fez o mínimo de 40% (quarenta por cento) do total de pontos atribuídos nas disciplinas de: Sociologia, Geografia, História, Legislação de Trânsito, Informática e Direitos Humanos e o mínimo de 50% (cinquenta por cento) da disciplina de Língua Portuguesa, bem como obteve nota ZERO em qualquer disciplina.6
A Polícia Militar do Rio de Janeiro tem expectativa de divulgar um novo edital de concurso público (Concurso PM RJ 2019) para o cargo de Soldado. De acordo com porta-voz da corporação, coronel Mauro Fliess, o novo certame já está em estudo na Secretaria de Estado da PM.
“Já estão sendo feitos estudos internos para a realização desse concurso. É só uma questão de chamar os aprovados da última seleção para poder lançar um novo edital”, disse o coronel, que ainda confirmou o objetivo de autorizar o edital da PM-RJ 2019 em breve.
“Há bastante expectativa de que seja autorizado este ano. Afinal, este é o alinhamento que o governo estadual está promovendo junto com a corporação”, completou Fliess.
O quantitativo de vagas do concurso PM-RJ ainda não foi informado. No dia 05 de janeiro, o Governador do Estado, Wilson Witzel, disse, durante entrevista coletiva na cidade de Guapimirim, no interior do Rio, que vai realizar concursos anuais para preenchimento de 2 mil vagas no cargo de Soldado. “E todo ano faremos concurso público para dois mil policiais”, disse o governador em coletiva.
Para concorrer a uma das vagas de Soldado da Polícia Militar do Rio de Janeiro (PM-RJ), o candidato deverá ter idade compreendida de 18 (dezoito) anos na data de matrícula e 30 (trinta) anos até a data limite do período de inscrição; ter concluído o Ensino Médio ou estar concluindo, de forma que esteja concluso até a data prevista em edital para a fase de Pesquisa Social; carteira Nacional de Habilitação (CNH), exceto somente Categoria “A”; e para candidatos do sexo masculino, ter altura mínima de 1,65m; e para candidatos do sexo feminino, ter altura mínima de 1,60m.
Durante o curso, a remuneração inicial é de R$2.213,62. Após a formatura, o valor passa a ser de R$3.452,55.