A Polícia Militar de Pernambuco (PM-PE) avança mais uma fase em prol do concurso PM PE. Ao todo serão oferecidas 2.580 oportunidades. Com mais essa etapa vencida tudo indica que o edital será liberado o quanto antes.
A escolha da banca foi iniciada, como por exemplo, Cebraspe, Fundação Getulio Vargas e Universidade de Pernambuco (UPENET) estão na disputa. As informações foram repassadas pela deputada estadual Gleide Ângelo.
Atualmente, muito tem se trabalhado em prol da liberação do documento. De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS), o espelho do edital está sendo analisado.
A dispensa de licitação será utilizada como forma de reduzir os trâmites do certame para se tratar da escolha da banca. O documento está previsto para ser liberado ainda em 2022.
Vale lembrar que as funções da banca, além de receber as inscrições, será organizar as etapas do exame e viabilizar a realização do processo. O total de vagas será 2.580, sendo dividida entre:
É importante mencionar que os requisitos, como escolaridade, são diferentes. Para soldado da Polícia Militar de Pernambuco o requisito é ter o ensino médio completo. Assim como Carteira Nacional de Habilitação e altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres.
Já a carreira de oficial, por exemplo, exige graduação em Direito. Os próximos concursos PM PE contarão com ainda um novo requisito de idade, pois a Lei Complementar 498/2022 foi sancionada em julho e aumenta o idade para 30 anos. Contudo, o cargo de oficial médico será de 35 anos.
No estado de Pernambuco outros concursos foram aprovados, como por exemplo, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Científica, totalizando 4.741 vagas.
O último edital aconteceu em 2018 e foram oferecidas um total de 580 vagas divididas entre 500 para soldados da Polícia Militar, cargo de nível médio, e 80 para oficiais (sendo 60 para Polícia Militar e 20 para o Corpo de Bombeiros).
Entre os requisitos para concorrer ao cargo, além de ter faixa etária superior a 18 anos, é preciso ter ser habilitado para a condução de veículos automotores e ter altura mínima de 1,65m para homens e altura mínima de 1,60m para mulheres.
Foram aplicadas 60 questões sobre Conhecimentos de Língua Portuguesa (15); Conhecimento de Matemática (10); Conhecimentos de Geografia (10); Conhecimentos de História (10); e Conhecimentos de Direitos e Garantias Fundamentais (15).
Contudo, o cargo de oficiais, o quantitativo das questões foi um total de 70 e os seguintes temas: Linguagens, Códigos e Estatísticas e suas Tecnologias (15), Matemática e suas Tecnologias (15), Ciências da Natureza e suas Tecnologias (20) e Conhecimentos Jurídicos e Legislação Específica (20), além da redação dissertativa.